CPI do Ensino Superior Privado. Universidade particular cresceu no espaço deixado pelo Estado

O deputado Simão Pedro (PT), presidente da Comissão de Educação e Cultura e relator da CPI, considera que o professor Hermes Figueiredo, presidente do Semesp, trouxe dados muito importantes em sua explanação. Simão Pedro destacou ainda a questão da privatização do ensino superior público, que será tema de debate na CPI.
11/08/2011 11:32

Compartilhar:


A incapacidade do poder público de atender à demanda pelo ensino superior transformou as universidades públicas em complementares da atuação dos estabelecimentos de ensino privados.

Para sustentar essa avaliação, o presidente do Sindicato das Entidades Mantenedoras do Ensino Superior no Estado de São Paulo (Semesp), Hermes Figueiredo Ferreira, apresentou aos membros da CPI do Ensino Superior Privado, nesta quarta-feira, 10/8, dados de pesquisa realizada a pedido da entidade segundo os quais, em 2008, cerca de 90% dos alunos de cursos superiores paulistas estudavam em instituições particulares.

Em resposta ao deputado Simão Pedro (PT), ele creditou o elevado número de universitários em instituições privadas "à má aplicação de compensações nas políticas públicas. Ao longo da história, São Paulo foi muito preterido nas ações federais. Enquanto o Estado tinha apenas uma universidade federal, a de São Carlos, Minas Gerais, por exemplo, tinha cinco".

alesp