Seminário debate cooperativas de trabalho e economia solidária

Secretário Nacional de Economia Solidária propõe a revisão do conceito do trabalho cooperativado, para proteger os direitos fundamentais dos trabalhadores
04/07/2005 15:31

Compartilhar:

 


LOCUTOR - TEXTO 1

Um seminário discutiu nesta segunda-feira, na Assembléia, o anteprojeto de lei federal que trata das cooperativas de trabalho e as políticas públicas de fomento à economia solidária . Organizado pela Frente Parlamentar Pró-Economia Solidária, o encontro foi coordenado pelos deputados Ênio Tatto e Carlos Neder, do PT, e contou com a participação do Secretário Nacional de Economia Solidária, Paul Singer, e do Senador Eduardo Suplicy, do PT, além de vereadores, especialistas em cooperativismo e representantes de várias cidades paulistas. O representante do governo federal, professor Paul Singer, que participou da elaboração do anteprojeto de lei, propôs a reformulação do conceito jurídico das cooperativas, determinando os direitos e obrigações do trabalhador, uma tendência mundial.

S O N O R A

LOCUTOR - TEXTO 2

O Secretário Nacional de Economia Solidária foi taxativo ao afirmar que, no Brasil, muitas cooperativas sequer deveriam receber essa denominação. Segundo Paul Singer, são falsas essas cooperativas e não se enquadram nas normas que caracterizam o trabalho cooperativado. E o anteprojeto em discussão em Brasília, na opinião dele, vai disciplinar a atividade desses agrupamentos de trabalhadores não assalariados.

Voltar
alesp