Comissão de Saúde delibera sobre itens de pauta e ouve entidades de portadores de doenças raras.

O deputado Marcos Martins (PT), presidente da Comissão de Saúde, destacou a questão das doenças raras. Pouco conhecidas pela população, essas doenças são de difícil diagnóstico, têm uma menor incidência e não estão contempladas pelas políticas públicas da área de saúde.
29/02/2012 11:39

Compartilhar:

 


A Comissão de Saúde, presidida pelo deputado Marcos Martins (PT), reuniu-se nesta terça-feira, 28/2 para além de deliberar sobre diversos itens constantes da pauta, ouvir representantes de diversas associações que congregam pacientes portadores de doenças raras.

A iniciativa, do presidente da comissão e dos deputados Edinho Silva e Gerson Bittencourt (ambos do PT), foi motivada pela proximidade do Dia Internacional das Doenças Raras, celebrado no último dia do mês de fevereiro.

Segundo os representantes, por essas doenças terem uma incidência menor no total da população, elas não estão contempladas dentro das políticas públicas da área da saúde e muitas vezes são excluídas de tratamentos oferecidos pela rede pública em função do alto custo e da baixa incidência. A dificuldade de diagnóstico foi outro problema relatado.

Voltar
alesp