CPI do Ensino Superior Privado, ouve presidente do Semesp.

O deputado Adilson Rossi (PSC), considera que esta reunião inicia efetivamente os trabalhos da comissão com a presença de Hermes Figueiredo, presidente do Semesp.
11/08/2011 10:28

Compartilhar:

 


A incapacidade do poder público de atender à demanda pelo ensino superior transformou as universidades públicas em complementares da atuação dos estabelecimentos de ensino privados.

Para sustentar essa avaliação, o presidente do Sindicato das Entidades Mantenedoras do Ensino Superior no Estado de São Paulo (Semesp), Hermes Figueiredo Ferreira, apresentou aos membros da CPI do Ensino Superior Privado, nesta quarta-feira, 10/8, dados de pesquisa realizada a pedido da entidade segundo os quais, em 2008, cerca de 90% dos alunos de cursos superiores paulistas estudavam em instituições particulares.

"Antes de a iniciativa privada entrar no mercado, a educação era apenas para uma elite. Hoje, o jovem tem condições de financiar o seu próprio estudo", avaliou Ferreira. Segundo ele, no cenário atual, uma boa parcela da elite socioeconômica já procura vagas nas melhores escolas privadas, em detrimento da universidade pública.

Esses dados se refletem na colocação no mercado de trabalho. "Uma pesquisa feita com as 500 maiores empresas segundo a revista Exame revelou que 86% dos cargos de presidência a gerência eram ocupados por oriundos de instituições de ensino privadas", afirmou Ferreira.

Voltar
alesp