Assembleia lança página do Acervo Histórico na Internet. I

O deputado Aldo Demarchi (DEM), 2º secretário da Assembleia fala sobre o lançamento do Acervo Histórico na Internet e destaca a sua felicidade em encontrar entre os 350 mil documentos digitalizados mais de 300 que fazem parte da história da sua região, e que foram entregues por ele, à Câmara Municipal de Rio Claro.
02/03/2011 11:02

Compartilhar:


A Assembleia Legislativa lançou nesta terça-feira, 1/3, a nova página do Acervo Histórico na internet. Agora, todo cidadão pode acessar a documentação histórica pertencente ao Parlamento paulista. São mais de 350 mil páginas de documentos originais cujas cópias estão disponíveis para download no Portal da Assembleia.

Estiveram na cerimônia de lançamento do site o 1º secretário, Carlinhos Almeida (PT), o 2º secretário, Aldo Demarchi (DEM), o diretor do Departamento de Documentação e Informação da Assembleia, Antônio Sérgio Ribeiro, o diretor do Departamento de Comunicação, Antonio Denardi, representantes dos arquivos públicos estadual e municipal, da comunidade acadêmica e de museus, pesquisadores e servidores públicos.

Entre os convidados, estavam também Ricardo Ohtake, diretor do Instituto Tomie Ohtake, e o professor José Jobson de Andrada Arruda, do Departamento de História da Universidade de São Paulo, que foi diretor da Fapesp na época em que foi celebrado convênio entre aquela instituição e a Divisão do Acervo Histórico da Assembleia com a finalidade de catalogar, digitalizar e organizar a documentação do parlamento estadual.

O deputado Carlinhos Almeida, que é formado em história, saudou a iniciativa e destacou a importância de permitir o acesso do público a essa extensa documentação. Ele parabenizou o trabalho da equipe técnica da Divisão do Acervo Histórico, que há dez anos desenvolve esse projeto e organizou o site de modo a facilitar a consulta. O 2º secretário, Aldo Demarchi, demonstrou ser um entusiasta da iniciativa. Disse que os documentos podem contribuir muito para a pesquisa histórica, principalmente a das cidades paulistas.

alesp