Mulheres da primeira geração de descendentes de japoneses no Brasil promovem fórum na Assembléia

Harumi Nagoya, coordenadora do encontro, lembra que, além de discutir a integração cultural e econômica, a fórum comemora os 50 anos da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa
24/06/2005 13:38

Compartilhar:

 


LOCUTOR " TEXTO 1

A Assembléia Legislativa abriga, nesta sexta-feira, o Fórum Feminino Mulheres Nikkeis, para avaliar a integração da primeira geração de mulheres japonesas no cenário nacional e a participação das nikkeis na economia e na cultura brasileiras. A coordenadora do encontro, Harumi Nagoya, explicou que, além desse debate, estão sendo comemorados os 50 anos da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa. Ela lembra que, nas comemorações do quarto-centenário da cidade de São Paulo, o governo japonês ofereceu uma casa " chamada Bunkyo - para servir de referência para o intercâmbio entre os dois países.



S O N O R A

LOCUTOR " TEXTO 2

Harumi Nagoya acrescentou que, hoje, a cultura japonesa está intimamente integrada à vida cultural brasileira, seja através das artes plásticas e da literatura, com os mangás " desenhos em quadrinhos " e, também na gastronomia. Segundo ela, a culinária nipônica caiu no gosto popular e os restaurantes japoneses são mais freqüentados pelos brasileiros do que pelos próprios japoneses ou descendentes.

Voltar
alesp