Plano Nacional de Educação em debate na Assembleia Legislativa.

Para o presidente do Conselho Estadual de Educação, Hubert Alquéres, é importante preocupar-se que as metas do PNE sejam atingíveis e espera que não se faça um processo açodado e superficial nessa discussão.
03/06/2011 18:33

Compartilhar:


Para o presidente do Conselho Estadual de Educação, Hubert Alquéres, é importante preocupar-se que as metas do PNE sejam atingíveis. "Elevar de 30% para 75% o número de professores com mestrado e doutorado é uma tarefa ousada", concordou. O que ele questiona é a possibilidade de fazê-lo diante de um quadro em que, segundo ele, 1/3 do 1,9 milhão de professores no Brasil não têm diploma universitário.

"Acredito que não haverá tempo para atingir essa meta. Por isso, esse diagnóstico precisa ser reavaliado, talvez transferindo o foco para a obtenção do diploma universitário por parte de maior número de professores", completou. Ele também considera que o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), criado pelo governo federal para medir a qualidade do ensino, precisa ser reavaliado, e que a meta de aproximar os salários dos professores da média praticada no mercado é muito genérica.

alesp