Comissão de Saúde promove ato de apoio a pesquisador

O deputado Marcos Martins (PT), presidente da Comissão de Saúde, faz um balanço da reunião e destacou a presença do médico e pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz, Hermano de Castro Albuquerque
21/03/2012 19:09

Compartilhar:

 


Comissão de Saúde, presidida pelo deputado Marcos Martins (PT), promoveu ato de apoio aos pesquisadores em sua reunião desta terça-feira, 20/3, na Assembleia Legislativa. O médico sanitarista da Fundação Oswaldo Cruz, Hermano de Castro Albuquerque, que foi interpelado judicialmente pelo Instituto Brasileiro de Crisotila, pelas suas pesquisas e divulgações contrárias ao uso do amianto, recebeu apoio dos parlamentares e integrantes de entidades que condenam o uso deste produto.

Além de "extemporânea", Albuquerque considerou a medida judicial "esdrúxula". Primeiro, porque a interpelação se deu após quatro anos da publicação do artigo científico, e também porque ele afirmou ser apenas um intérprete de dados levantados pelo Datasus, órgão ligado ao Ministério da Saúde, que afirmou ter havido, num período de 23 anos, mais de 3 mil mortos de mesotelioma (tipo de câncer que ocorre nas camadas mesoteliais da pleura e outros órgãos). Ele trouxe detalhes dos malefícios trazidos pela exposição ao amianto, que atinge não apenas os operários, mas também a população.

Voltar
alesp