Com investimentos superiores a R$ 8,8 bilhões, o leilão está agendado para quarta-feira (30)
O Governo de São Paulo promove nesta quarta-feira (30) o leilão para a concessão da Rota Sorocabana, que abrange 460 quilômetros de 12 rodovias localizadas em 17 municípios da região Sudoeste do Estado. O projeto prevê uma série de melhorias apresentadas pelo deputado Carlos Cezar (PL) ao Executivo durante a fase de audiências públicas para elaboração do projeto, com base em reivindicações dos usuários que circulam pela Região Metropolitana de Sorocaba (RMS).
No último mês de maio, Carlos Cezar encaminhou ofícios e se reuniu com os secretários do Estado de Parcerias e Investimentos, Rafael Benini, e do Meio Ambiente, Logística e Transportes, Natália Rezende, onde apontou as principais demandas das rodovias Castello Branco (SP-280), Senador José Ermírio de Moraes - a Castelinho (SP-075), Dr. Celso Charuri (SPA-91/270) e Raposo Tavares (SP-270).
"Precisamos atender à realidade atual e prever as necessidades futuras: a concessão atual, por exemplo, foi feita há mais de 25 anos. Hoje, Sorocaba já tem mais de 723 mil habitantes e continua em franco crescimento; para que gargalos e acidentes fatais que têm acontecido não persistam, toda a previsibilidade do que deve que ser feito, deve constar do contrato de concessão", afirmou o deputado na ocasião.
Para o leilão de quarta-feira, os envelopes com as propostas dos consórcios que vão concorrer à concessão da Rota Sorocabana foram entregues nesta sexta-feira (25), na Bolsa de Valores de São Paulo (B3). A Rota Sorocabana inclui 94 quilômetros de duplicação de rodovias e 197,5 quilômetros de faixas adicionais, simples e duplas. O investimento total previsto para os próximos 30 anos, nos 460 quilômetros de vias concedidas, é de R$ 8,8 bilhões e vai beneficiar 17 cidades na região sudoeste do estado.
Duplicações e faixas adicionais
A Raposo Tavares, na região de Sorocaba, receberá 46,7 quilômetros de faixas adicionais em pista dupla, das quais 12,8 quilômetros serão implantadas em Vargem Grande Paulista e 28,6 quilômetros em Sorocaba, aliviando o trânsito e reduzindo congestionamentos nos trechos em que a estrada cruza a mancha urbana dos municípios.
A Castelinho terá 31,3 quilômetros de faixas adicionais em pista dupla entre Sorocaba e Itu, enquanto a Castello Branco receberá 43,4 quilômetros de faixas adicionais em pista dupla, divididos entre São Roque e Mairinque (25,5 quilômetros) e em Itu (17,9 quilômetros). Na SP-264 (Rodovia João Leme dos Santos) haverá 4,1 quilômetros de duplicação em Salto de Pirapora. Além disso, serão realizadas duplicações de 3,3 quilômetros na Avenida Antônio Fauci em Ibiúna, 2,5 quilômetros na SPA 103/079 em Votorantim e 11,6 quilômetros na SPA 104/079 em Salto de Pirapora, para otimizar a fluidez do tráfego local.
Tráfego mais seguro
A concessão à iniciativa privada pretende melhorar o tráfego e a segurança viária, reduzindo também os congestionamentos e acidentes na região. Segundo o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-SP), o tráfego anual no trecho a ser concedido é de 311 milhões de veículos. No caso da SP-250 (Rodovia Bunjiro Nakao), entre os municípios de Vargem Grande Paulista e Piedade, haverá duplicação da via, totalizando 48,2 quilômetros. Também serão construídos 35,7 quilômetros de faixas adicionais em pista simples no trecho seguinte da rodovia, com 6 quilômetros em Piedade, 21,4 quilômetros em Pilar do Sul e 8,1 quilômetros em São Miguel Arcanjo.
Já a SP-079 (Rodovia Tenente Celestino Américo), que será uma alternativa de acesso à Régis Bittencourt, receberá 24,3 quilômetros de duplicação, sendo 5,5 quilômetros em Sorocaba, 12,9 quilômetros em Votorantim e 5,9 quilômetros em Piedade. No trecho seguinte, que cruza a Serra de Tapiraí, contará com 40,2 quilômetros de faixas adicionais em pista simples, com 7,3 quilômetros em Piedade e 32,9 quilômetros em Tapiraí. No trecho de serra, serão implantadas correções de curvas, nova iluminação e uma rampa de escape para dar maior segurança. Em Juquiá, serão 15 quilômetros de faixas adicionais em pista simples que ajudarão a melhorar o tráfego de veículos e caminhões.