PP celebra "oxigenação" na Alesp e quer ampliar foco de atuação

Pautas tradicionais como Segurança e Educação vão dividir atenção com outros temas, como defesa da mulher, proteção à infância e cuidados com a saúde mental
28/03/2023 15:43 | Especial Bancadas | Fábio Gallacci

Compartilhar:

Delegado Olim é líder da bancada<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2023/fg297396.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputada Letícia Aguiar<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2023/fg297393.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Capitão Telhada<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2023/fg297394.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Questões envolvendo a Segurança Pública e a Educação sempre estiveram no DNA do Partido Progressistas (PP) na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). As cinco cadeiras da legenda na última legislatura agora são três, mas o foco de seus parlamentares promete aumentar. Delegado Olim, o líder da bancada, Letícia Aguiar e Capitão Telhada colocam a defesa da mulher e a proteção à infância, além de ações em benefício da saúde mental e das pessoas com deficiência, como outras importantes bandeiras de atuação nos próximos quatro anos.

"Respeitamos todas as ideologias e princípios, mas também temos a nossa essência e nossas prioridades, que serão defendidas no Plenário desta Casa e por meio de apresentação de projetos", afirma Olim. "Nesta nova composição, temos também uma deputada, que fará conosco a defesa da mulher e a proteção da infância. Vamos promover a Educação, Segurança e investir no cidadão de amanhã", acrescenta ele.

Direitos Humanos

Telhada já mostrou interesse em participar das comissões de Segurança Pública, da Pessoa com Deficiência, Finanças e Direitos Humanos, por exemplo, deixando evidente essa abordagem atual mais ampla. "Tenho como um dos objetivos do meu mandato melhorar a vida dos agentes de segurança. Muitas deles sofrem com a deficiência física e a saúde mental, muitas vezes consequência de suas ações em defesa da sociedade. Mas, ao percorrer o estado, tenho percebido que preciso ampliar a minha visão para outros segmentos", diz.

Já para Letícia Aguiar, criar mais oportunidades para quem deseja empreender e pensar em questões relacionadas à Saúde terão destaque durante o seu mandato. "O combate à violência contra a mulher é sempre prioridade, mas temos outros temas que precisam ser desenvolvidos, como a saúde da mulher, com o tratamento precoce do câncer de mama. Oferecer oportunidades para que elas realizem seus sonhos de empreendedoras, e que sejam capacitadas pra isso, também é fundamental. Somos mais de 23 milhões de mulheres no estado", aponta a parlamentar.

Novos ares

Olim ainda ressalta que a proporcionalidade é fundamental em qualquer sistema democrático e aponta a atual composição da Mesa Diretora do Legislativo estadual como um exemplo disso. "Temos diálogo com todos e acredito que este mandato será de muitos projetos e de um novo ar na Casa. Afinal, temos uma Presidência de conceito e partido diferentes após tantos anos de PSDB. Consideramos importante essa oxigenação", comenta.


alesp