Deputado integra a Frente Parlamentar de Incentivo a Doação de Sangue

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
27/10/2021 12:50 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Murilo Felix

Compartilhar:

Murilo Felix  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2021/fg277246.jpeg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Doador de sangue em Limeira, o deputado estadual Murilo Félix (Podemos) é um dos integrantes da Frente Parlamentar que Incentiva a Doação de Sangue no Estado de São Paulo instituída no último sábado (23) na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp).

"É um assunto urgente que requer novas ações. O estoque crítico não pode ser tratado como problema pontual em épocas típicas de quedas nas doações, como meses de frio mais intenso ou, ainda, em períodos de aumento da demanda, como férias, carnaval ou feriados prolongados", afirma o parlamentar.

Murilo Félix é doador do Banco de Sangue Santa Casa de Misericórdia de Limeira, onde no último inverno os volumes de bolsas de todos os tipos sanguíneos estavam críticos, com a dificuldade ainda maior em encontrar doadores dos tipos O+ e O-. "Com a Frente Parlamentar, é importante intensificar as ações agora para que em dezembro e janeiro esse cenário não se repita".

O autor do pedido para criação da Frente é o deputado estadual Danilo Balas (PSL). Ele justificou que no Brasil o número de doadores corresponde a apenas 1,8% da população, enquanto em países da Europa cerca de 7% da população é doadora de sangue. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que cada país tenha entre 3% e 5% de sua população doadora de sangue.

Ele lembrou que a falta do estoque de sangue em um hospital pode levar ao cancelamento de cirurgias e de procedimentos. Um exemplo é o paciente que faz quimioterapia e, caso não receba o suporte de transfusão, poderá não resistir ao tratamento. "Além disso, pode ser um enorme prejuízo ao paciente o adiamento de cirurgias cardíacas, de transplantes de rim, de fígado, de medula óssea, entre outros procedimentos que necessitam de sangue e de plaquetas para a sua realização", justificou.

Uma única doação é possível salvar até quatro vidas. Informações para cadastro e agendamento de doações, em unidades de todo o Estado de São Paulo, podem ser obtidas no endereço https://prosangue.hubglobe.com/entrar


alesp