Exposição 'Cinema é Sonho' celebra obra de um dos pioneiros da sétima arte paulista

Exibição na Alesp reúne trabalho de Expedycto Lyma, de Tatuí, catalogado pelo pesquisador de cinema Felipe Abramovictz
27/03/2023 16:57 | Exposição | Jaqueline Fervolli - Fotos: Rodrigo Costa

Compartilhar:

Felipe Abramovictz responsável pela exposição<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2023/fg297276.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Câmera usada por Expedycto Lyma<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2023/fg297277.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Exposição Cinema é Sonho<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2023/fg297278.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Talvez seja desafiador imaginar produção de cinema no interior paulista na década de 1970, mas graças à ousadia de Expedycto Lyma, a sétima arte esteve presente na região de Tatuí naquele período.

O artista é homenageado por meio da Exposição "Cinema é Sonho - o superoitismo sertanejo de Expedycto Lyma", que começou nesta segunda-feira (27), na Assembleia Legislativa de São Paulo, no saguão da Avenida Pedro Álvares Cabral.

A mostra cultural vai até o dia 14 de abril e reúne um acervo do profissional considerado como o "caipira que vai além de suas fronteiras geográficas e culturais", conforme destacado pelo projeto "Cinema é Sonho", que consiste na publicação de um livro sobre o artista, de autoria do pesquisador de cinema Felipe Abramovictz e lançado há 15 dias, e a catalogação de todo histórico profissional de Expedycto.

História

Expedycto Lyma nasceu em Tietê, radicado em Tatuí, e construiu uma vida em circo-teatro e cinema, levando, com tenacidade e recursos próprios, entretenimento ao interior do Estado desde o final da década de 1960.

A exposição na Alesp traz riqueza em detalhes, figurinos, objetos, manuscritos de peças teatrais, cartazes de época, ingressos e a própria câmera usada pelo cinéfilo para suas obras.

"O Expedycto é um grande amigo. Pelo menos alguns dias na semana a gente está junto, vendo filmes juntos, então também é um projeto de afeto, de uma pessoa que é muito querida. É gostoso demais poder mostrar a exposição aqui na Alesp, para que mais pessoas possam conhecer o trabalho dele", disse Felipe.

Mesmo sendo um artista que ficou mais próximo do cinema amador, a obra de Expedycto é caracterizada pela diversidade. "Ele experimentou todos os gêneros, filme de terror, bangue-bangues, comédias, eróticos. Como cinéfilo de carteirinha, ele levou amigos, pessoas de Tatuí para se ver nas telas", acrescentou.

Felipe também ressalta o pioneirismo do cineasta que, usando bitola super 8, com 10 longas-metragens rodados, supera a produção de todos os outros no Brasil naquela época, "tornando seu trabalho único".

Parte do projeto "Cinema é Sonho", o pesquisador digitalizou todos os filmes de Expedycto, além de transcrever e digitalizar 34 peças de teatro e roteiros.

Todo este material está a partir desta segunda exposto no Palácio 9 de Julho, para a apreciação da população paulista.

Para celebrar a obra de Expedycto, além da exposição, na próxima quinta-feira, às 17h30, no Auditório Franco Montoro, haverá uma rodada de leitura de algumas produções do criador de cinema e a apresentação de um de seus filmes - "A Víbora Humana". Os participantes serão agraciados com uma cópia do livro "Cinema é Sonho".



Exposição "Cinema é Sonho - o superoitismo sertanejo de Expedycto Lyma"

Data: de 27 de março a 14 de abril

Horário: das 8h às 20h

Local: Saguão da Avenida Pedro Álvares Cabral, Assembleia Legislativa de São Paulo.


alesp