Ato solene celebra a Semana de Conscientização da Síndrome Pós-Pólio; participantes destacaram a necessidade da vacinação

Organizado pelo deputado Adalberto Freitas, o encontro trouxe ainda o debate sobre a doença
26/10/2021 15:51 | Sessão Solene | Leonardo Ferreira - Foto: Reprodução Rede Alesp

Compartilhar:

Sessão Solene: Semana de Conscientização da Síndrome Pós-Pólio em ambiente virtual<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2021/fg277019.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Adalberto Freitas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2021/fg277020.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Vinicius Camarinha<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2021/fg277021.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Andrea Rosana Silva<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2021/fg277022.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Célia Leão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2021/fg277023.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Vinicius Schaefer<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2021/fg277024.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> José Francisco Vidotto<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2021/fg277025.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sessão Solene: Semana de Conscientização da Síndrome Pós-Pólio em ambiente virtual<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2021/fg277026.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sessão Solene: Semana de Conscientização da Síndrome Pós-Pólio em ambiente virtual<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2021/fg277027.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Ato solene realizado nesta segunda-feira (25/10), na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, celebrou a semana de conscientização da Síndrome Pós-Pólio, a norma foi instituída no calendário estadual por meio da Lei 17.291/2020, de autoria do deputado Adalberto Freitas (PSL), que também foi responsável pela organização do evento.

O encontro foi realizado em ambiente virtual e contou com a participação dos deputados Adalberto Freitas e Vinicius Camarinha (PSB), da secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Célia Leão, da senadora Mara Gabrilli (PSDB/SP) além de pessoas com deficiência e especialistas no tema.

Durante o evento, os participantes aproveitaram a ocasião para destacar a necessidade da vacinação e da prevenção para evitar que uma doença já erradicada em solo brasileiro volte. O deputado Adalberto Freitas falou sobre a queda da imunização contra a doença.

"De acordo com o Ministério da Saúde o último caso de poliomielite no Brasil aconteceu em 1989, por isso pouco se ouve falar da doença. Até 2015 cobertura vacinal do Brasil contra doença era acima de 95%, porém de 2018 a 2020 despencou para 75%, gerando preocupação. Precisamos conscientizar as pessoas a respeito da importância da prevenção. A vacina contra a poliomielite está disponível de forma gratuita na rede pública de saúde", disse.

A doença

A poliomielite, também conhecida como pólio ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa causada pelo poliovírus, que pode infectar crianças e adultos. Nos casos graves, em que acontecem as paralisias musculares, os membros inferiores são os mais atingidos.

Já a Síndrome Pós-Pólio é uma desordem do sistema nervoso que afeta pessoas que tiveram poliomielite há, em média, 15 anos. A doença provoca fraqueza muscular progressiva, além de fadiga, dores musculares e nas articulações, causando limitações físicas e funcionais aos pacientes.

Levando em consideração a gravidade da doença, o deputado Vinicius Camarinha destacou a necessidade de ações efetivas do poder público e da sociedade para combate a enfermidade e acolhimento às pessoas que enfrentam a enfermidade.

"É um tema muito importante, que exige grande empenho e ações do governo, da secretaria de Saúde e do SUS no apoio a essas pessoas, é uma ótima iniciativa impulsionar esse debate", falou.

A senadora Mara Gabrilli, que é deficiente física, falou sobre a pandemia e o impacto que tem causado para as pessoas com deficiência. Além disso, destacou para a importância da vacinação e exaltou o papel da ciência.

"Estamos a quase 2 anos vivendo uma pandemia. E desde o início nos mobilizamos na busca de medidas de proteção para pessoas com deficiência. A pólio teve períodos dramáticos de explosão de casos, e foi drasticamente reduzida com a achegada de uma vacina, muitas pessoas foram salvas do vírus e das suas sequelas. Mas não podemos esquecer que foram décadas de esforços de vacinação e união em prol do combate à doença", disse.

Celia Leão, secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, falou sobre a necessidade de políticas públicas voltadas a saúde. "Precisamos de políticas públicas que de fato atendam às necessidades de todos, nós temos a obrigação de ter um olhar atento para a saúde, para a vida. A vacina fez milagre e continua fazendo", destacou.


alesp