Carreta da mamografia disponibilizará exames em Limeira

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
23/03/2022 14:09 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Murilo Felix

Compartilhar:

Jeancarlo Gorinchteyn e Murilo Félix<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2022/fg284100.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A carreta da mamografia realizará até 500 exames em abril para Limeira. A informação é do deputado estadual Murilo Félix (Podemos), que conquistou o serviço para a cidade.

Conforme anunciado na última sexta-feira, o veículo do programa Mulheres de Peito chegará no dia 10 de abril. No dia 11 será feita a implementação e, do dia 12 a 23, serão realizados os atendimentos, que é feito inclusive aos sábados.

O local será definido nos próximos dias em conjunto com a Secretaria Estadual de Saúde e Prefeitura. "Limeira recebeu a carreta em setembro de 2016 e agora conquistamos novamente esse serviço que visa a conscientização e o diagnóstico precoce do câncer de mama. Esse exame tem o poder de salvar vidas", reforça.

A iniciativa oferece mamografias gratuitas e sem necessidade de pedido médico ou agendamento para mulheres de 50 a 69 anos, em consonância com portaria federal. Basta apresentar RG e cartão SUS para ser atendida. As mulheres com idade de 35 a 49 anos e acima de 70 anos também podem ser atendidas, desde que apresentem a solicitação médica do exame, RG e cartão do SUS.

ATUAÇÃO CONJUNTA

O parlamentar destacou a importância da atuação de todas as vereadoras da Câmara Municipal de Limeira que, por meio da Procuradoria da Mulher, apresentaram essa demanda no ano passado. "Agradeço as vereadoras pela iniciativa e pela confiança em meu trabalho junto ao governo estadual", reforça. A carreta foi um pedido das vereadoras Mariana Calsa (PL), Lu Bogo (PL), Terezinha Guarnieri (PL), Tatiane Lopes (Podemos) Isabelly Carvalho (PT) e Constância Félix (PDT).

A luta ganhou força recentemente com o Movimento Duda Vive, idealizado pela influenciadora digital de Limeira, Maysa Longhino, em homenagem a uma amiga que faleceu aos 32 anos em decorrência de um câncer de mama. Até um abaixo-assinado do deputado ganhou adesão do movimento. "Agradeço também as quase mil pessoas que assinaram o abaixo-assinado", finalizou.

alesp