A Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou, nesta terça-feira (20/4), o projeto de lei 331/2016, de autoria do deputado Roberto Engler (PSB), que obriga aos fornecedores de merenda escolar ao governo do Estado a padronizarem, de forma clara, a data de validade dos produtos. A ideia é evitar desperdício. De acordo com o projeto de lei, que segue agora para sanção do governador João Doria, a data de validade deve ser estampada na maior face lateral de cada caixa, de maneira a ocupar no mínimo metade desse espaço. A proposta é baseada em sugestão da Udemo (Sindicato de Especialistas de Educação do Magistério Oficial do Estado de São Paulo). "Os diretores, supervisores e demais especialistas da Educação conhecem bem a realidade da gestão das unidades escolares, e o que fizemos não foi nada mais do que exercer a função de ouvir e de ser o meio de concretizar essa medida", revela o deputado Roberto Engler. A armazenagem dos suprimentos usados na merenda nem sempre tem a estrutura física adequada para o acompanhamento dos estoques. Com os prazos de expiração dos produtos em evidência e seguindo uma mesma maneira de identificação, o controle das despensas fica facilitado e a chance de perdas se reduz.