Deputado busca ajuda do governo para implantação de UBS na área rural

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
22/03/2022 16:00 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Murilo Felix

Compartilhar:

Murilo Felix<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2022/fg283943.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Em reunião com o secretário estadual de Saúde, Jean Gorinchteyn, realizada na última quarta-feira (16), o deputado estadual Murilo Félix (Podemos) reiterou o pedido de ajuda do governo estadual para a construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) na área rural de Limeira.

O encontro teve a participação de um representante da comunidade, Reginaldo Ribeiro, o Ribeiro Selva, idealizador do Movimento Vamos Salvar Limeira. No ano passado, procurou o deputado e apresentou um abaixo-assinado com a demanda. "A UBS é um serviço público essencial que beneficiaria também os moradores do Bairro dos Loyolas, num total estimado de cerca de 3.600 famílias que, quando necessitam de atendimento, precisam se deslocar a bairros distantes", explicou Murilo.

Apesar de o assunto ser ligado à saúde, o secretário explicou que existe um programa de implantação de unidades de saúde governo estadual vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Regional e se comprometeu a dar continuidade nesta demanda.

Ao assessor Thiago Guimarães, o deputado também pontuou que muitas famílias dependem do transporte público, que passa três vezes ao dia. Ribeiro argumentou ainda que, além de ser extensa, a área rural de Limeira teve aumento populacional nos últimos anos.

Hospital da Criança

Murilo Félix também pediu apoio do governo para evitar o fechamento do Centro de Saúde da Criança Dra. Zilda Arns Neumann, conhecido como Hospital da Criança.

"Não podemos assistir passivos essa ameaça da Prefeitura que representará um retrocesso na saúde pública da nossa cidade".

O Centro de Saúde da Criança foi implantado há dez anos, mas, a atual administração anunciou o fechamento, previsto para abril, sob os pretextos de descentralização do atendimento e necessidade de economia dos cofres públicos municipais. "Tais justificativas não fazem o menor sentido, principalmente se considerarmos a crise em que estamos mergulhados. A população depende mais do que nunca do serviço público de altíssima qualidade prestado no local. Encerrá-lo seria um retrocesso", pontua Murilo.

O parlamentar também ponderou ao governo que percorreu unidades de saúde nos bairros e constatou que não há atendimento e estrutura específicas para o público infantil, conforme argumento utilizado pela Prefeitura de Limeira para justificar o fechamento devido à descentralização dos atendimentos. "Em saúde, é preciso ampliar investimentos e não cortar".

alesp