Sessão Solene da Alesp concede honraria legislativa ao professor José Alex Trajano

Evento organizado pelo deputado José Américo ao presidente de associação comunitária educacional
20/10/2021 12:35 | Sessão Solene | Natália Belo - Foto: Marco Antônio

Compartilhar:

Sessão Solene de Outorga de Colar de Honra ao Mérito ao Professor José Alex Trajano<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2021/fg276359.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> José Américo <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2021/fg276360.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Prof°. José Alex Trajano<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2021/fg276361.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Professor José Alex e José Américo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2021/fg276362.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sessão Solene de Outorga de Colar de Honra ao Mérito ao Professor José Alex Trajano<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2021/fg276363.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sessão Solene de Outorga de Colar de Honra ao Mérito ao Professor José Alex Trajano<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2021/fg276364.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sessão Solene de Outorga de Colar de Honra ao Mérito ao Professor José Alex Trajano<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2021/fg276365.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sessão Solene de Outorga de Colar de Honra ao Mérito ao Professor José Alex Trajano<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2021/fg276366.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sessão Solene de Outorga de Colar de Honra ao Mérito ao Professor José Alex Trajano<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2021/fg276367.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sessão Solene de Outorga de Colar de Honra ao Mérito ao Professor José Alex Trajano<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2021/fg276368.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Professor José Alex Trajano<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2021/fg276370.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sessão Solene de Outorga de Colar de Honra ao Mérito ao Professor José Alex Trajano<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2021/fg276369.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Sessão Solene realizada na segunda-feira (18/10), no Plenário Juscelino Kubitschek da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, concedeu o Colar de Honra ao Mérito Legislativo de São Paulo ao professor José Alex Trajano, presidente da Associação Comunitária Educacional Cícera Tereza dos Santos (ACECTS). O evento contou com a presença de professores e foi organizado pelo deputado José Américo (PT).

O parlamentar falou sobre o homenageado. "Queria destacar o professor Alex Trajano, o homenageado da noite e presidente da Associação Comunitária Educacional Cícera Tereza dos Santos. Para mim é uma honra estar homenageando uma pessoa como o Alex, um educador, uma pessoa preocupada com a educação das crianças, jovens, e isso é muito importante", disse.

José Américo afirmou que a homenagem a Trajano "é uma homenagem à educação brasileira e do Estado de São Paulo, um alerta para olharmos para a educação dos jovens, e aqui temos um jovem que é educador, apaixonado por ensinar, apaixonado por Paulo Freire, então eu me sinto muito convicto e feliz em trazer o Alex".

A história do professor e sua caminhada com a associação que criou com 16 anos após ser emancipado, foi ressaltada. O objetivo da ACECTS é passar conhecimento e alfabetização para a sociedade. Trajano acumula prêmios e homenagens em prol da educação e cultura.

O professor homenageado falou sobre o significado de ser um professor. "Essa homenagem ela realmente não é só para o Alex, mas para todos os professores, todos os educadores da nação brasileira. Rubem Alves nos diz que professores existem aos milhões, mas professor talvez esteja condicionado a ter diploma acadêmico. Nós devemos ser muito além, educador, que é aquele que trabalha o desejo, que emana e transcende da alma, o compromisso ético com a formação cidadã, formação conscientizadora", disse.

"Acho importante sua paixão pela educação, por ser educador, sua personalidade educadora, sua vontade forte, e dessas pessoas que precisamos, que fazem a história", disse o deputado José Américo.

A escritora e compositora acadêmica Mirian Warttusch fez uma homenagem durante o evento interpretando a música "Luar de São Paulo", de sua autoria.

alesp