Parlamentares da Alesp debatem reabertura de fronteiras com o cônsul-geral dos EUA

Representante americano afirmou que as embaixadas terão dificuldades para suprir demandas de emissão de vistos
19/10/2021 19:12 | Relações Internacionais | Lucas Martins - Foto: Reprodução Rede Alesp

Compartilhar:

 Comissão de Relações Internacionais <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2021/fg276459.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Comissão de Relações Internacionais<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2021/fg276497.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Júlio Serson<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2021/fg276460.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Comissão de Relações Internacionais<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2021/fg276498.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Comissão de Relações Internacionais<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2021/fg276499.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Paulo Fiorilo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2021/fg276461.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Comissão de Relações Internacionais<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2021/fg276500.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Dr. David Hodge<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2021/fg276462.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Alex de Madureira<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2021/fg276463.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Heni Ozi Cukier<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2021/fg276464.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Maria Lúcia Amary<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2021/fg276465.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Tenente Nascimento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2021/fg276466.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Comissão de Relações Internacionais<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2021/fg276467.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Os parlamentares da Comissão de Relações Internacionais da Assembleia Legislativa de São Paulo receberam nesta terça-feira (19/10), em ambiente virtual, o secretário de Relações Internacionais, Júlio Serson, e o cônsul-geral dos Estados Unidos da América, David Hodge.

O principal assunto da reunião foi a reabertura das fronteiras dos EUA para turistas brasileiros, que acontece a partir do dia 8 de novembro, e a volta do processo de emissão de vistos americanos. O presidente da Alesp, deputado Carlão Pignatari, participou do encontro.

Júlio Serson iniciou a oitiva celebrando o fim das restrições a turistas brasileiros, que terão que apresentar PCR negativo e comprovante de ciclo vacinal completo na sua chegada aos Estados Unidos. "Sei que o cônsul teve um papel preponderante para que as viagens comecem a normalizar e que todas as vacinas aplicadas no Brasil fossem aceitas. O turismo é uma via de duas mãos. Quanto mais turistas a gente manda para o exterior, mais a gente vai receber", falou.

Questionado pelos deputados sobre a reabertura das embaixadas e a regularização dos turistas brasileiros, David Hodge explicou que as embaixadas devem demorar para voltar à normalidade em relação à agilidade de expedição de vistos. "O Estado de São Paulo é um dos principais emissores de vistos no mundo. Ficamos quase um ano e meio emitindo vistos em casos excepcionais. Sabemos que a demanda é grande e estamos nos preparando para a reabertura, mas tenho que ser honesto e dizer que vai demorar", disse.

Hogde afirmou que o consulado americano está trabalhando para estabelecer um plano de priorização na emissão vistos e que aqueles que tiveram o visto vencido durante a pandemia deverão conseguir renová-lo mais rapidamente.

O cônsul aproveitou a oportunidade para alertar os parlamentares sobre a grande quantidade de brasileiros que tem realizado viagens clandestinas para tentar entrar nos Estados Unidos. "Temos um problema com o número de brasileiros chegando ilegalmente pela fronteira com o México. É uma viagem perigosa e estamos aqui para desencorajá-la", falou

O diplomata pontuou os meios legais que os brasileiros devem buscar para imigrar legalmente nos EUA. "Temos vistos de trabalho, de estudante e de brasileiros com parentes americanos. Os brasileiros que querem ir para os Estados Unidos devem seguir a lei", completou.

Hodge também falou sobre as suas expectativas para as relações comerciais entre os EUA e o Estado de São Paulo em 2022. "Ano será muito agitado. Delegações importantes de vários estados americanos, que teriam vindo nos últimos dois anos, virão para buscar negócios em São Paulo", falou.

Serson indicou que o Estado irá oferecer um acordo de estreitamento dos laços comerciais com os EUA com foco no meio ambiente. "Assinamos em outubro do ano passado um protocolo de intenções para incrementar o comércio entre São Paulo e Estados Unidos. Agora, estamos propondo ao consulado americano, um aditivo que envolve a área de meio ambiente e ação climática, que é uma das prioridades do governo", falou.

O secretário de Relações Internacionais também anunciou que no dia 2 de dezembro, São Paulo irá abrir o seu quarto escritório internacional financiado pela iniciativa privada em Nova Iorque. Os outros três estão localizados em Xangai, Munique e Dubai. "Daremos apoio a empresários brasileiros que queiram ter informações sobre negócios nos Estados Unidos e, principalmente, para empresas americanas que queiram conhecer melhor o Estado de São Paulo", disse.

alesp