Confira o bate-papo com o deputado Vinícius Camarinha


18/07/2019 15:30 | Diga Deputado | Manuela Sá - Fotos: Carol Jacob

Compartilhar:

Vinícius Camarinha	<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg236809.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Vinícius Camarinha<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2019/fg236678.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Vinícius Camarinha<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2019/fg236679.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Vinícius Camarinha<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2019/fg236680.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Vinícius Camarinha<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2019/fg236677.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Nestes próximos dias, vamos conhecer um pouco mais sobre as expectativas dos principais personagens do legislativo estadual paulista para os próximos quatro anos: os deputados.

Depois de quatro meses de mandato, o que será que eles esperam? Em quem eles se inspiram? Quais as prioridades de cada gabinete?

A entrevista desta edição é com o deputado Vinícius Camarinha.

Os últimos quatro meses

Nós estamos vivendo um momento interessante e diferente no parlamento, com pessoas mais participativas, indo à rua contra e a favor do governo e acho fundamental haver o debate político. Estou animado e vejo a Casa com um cenário inovador e que reúne pessoas que nunca participaram da vida pública com pessoas experientes, uma composição importante para o legislativo.

Nós que estamos fazendo a política temos o dever de dizer para as pessoas que é a política que vai resolver os problemas, não há outro instrumento. Às vezes nos criticam tanto, mas é a única forma atual que pode transformar a vida das pessoas. Temos que melhorar a política e não condená-la.

Projetos, legado e futuro

Acho que a educação é a chave que vai abrir todas as portas, por isso nós temos que promover uma revolução na educação. Sem ela nós não chegaremos a lugar algum, a economia não vai prosperar, a saúde vai ter problema, o social vai ter problemas. O caminho da educação é o principal e estou trabalhando para melhorá-la. Fortalecer o SUS (Sistema Único de Saúde) também é bastante importante e é prioridade do meu mandato. Dos 5.600 prefeitos do Brasil, apenas 100 tiveram reconhecimento pleno de investimento na saúde e fui premiado por isso.

Mas estou otimista com o futuro. O legislativo tem que pressionar, cobrar ações do Governo do Estado, fazer emendas no orçamento. Nós temos plenas condições de auxiliar nas reformas que o Executivo precisa e de aprová-las.

Inspiração e referências

No cenário internacional eu destaco o (Barack) Obama, pela sua humildade e pela sua interlocução com o mundo nas políticas públicas sociais e de imigração nos Estados Unidos. Jamais imaginei que um negro de sobrenome árabe pudesse governar o país. Ele me chama muita atenção pela capacidade de dialogar com os dois extremos e é um político que eu tenho uma grande admiração.

No Brasil destaco um outro, que já foi embora, mas que tinha uma grande admiração: o ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos, um amigo que eu tive, foi do meu partido e um entusiasta da boa política, do diálogo e da solução de problemas.

Meu pai também tem uma história de vida pública que eu acompanhei desde criança, ele foi candidato a prefeito quando eu tinha 3 anos de idade. Participei das Diretas Já ainda criança, mas me lembro bem desse movimento. Por incrível que pareça tenho isso muito claro na minha memória. Eu cresci nos comícios do (Franco) Montoro e com essas relações familiares acabei tendo contato precoce com a vida pública.

alesp