Servidores da TV Alesp pedem reajuste e salários em dia

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
18/05/2022 15:27 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Carlos Giannazi

Compartilhar:

Carlos Giannazi lê ofício dos sindicatos em solidariedade aos trabalhadores da TV Alesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2022/fg286879.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Presidindo a sessão ordinária de 16/5, Carlos Giannazi (PSOL) deu ciência a seus pares de um ofício, emitido pelos sindicatos dos Jornalistas e dos Radialistas, que apela à Casa e a cada um dos parlamentares para que intervenham pelo cumprimento dos direitos dos trabalhadores da TV Alesp, que é gerida por uma fundação privada. Segue a íntegra do documento:

"Radialistas e jornalistas da TV Alesp estão passando por grandes dificuldades nos últimos tempos. Contratados pela Fundação para o Desenvolvimento das Artes e da Comunicação (Fundac), os trabalhadores e as trabalhadoras vêm sofrendo com atrasos constantes no pagamento de salários e demais benefícios, como vale-refeição e vale-transporte.

Em maio, os profissionais receberam salários apenas no último dia 11, quando deveriam ser pagos no quinto dia útil de cada mês.

Diante dessa grave situação o sindicato dos jornalistas e o sindicato dos radialistas realizaram uma discussão com a categoria, que aprovou o estado de greve. Caso novos atrasos de salário venham a acontecer, uma nova assembleia será convocada para que os trabalhadores discutam a paralisação das atividades na TV Alesp.

O atraso nos salários seria uma questão grave por si só, mas, infelizmente, a Fundac acumula outros problemas em sua gestão. Nossos sindicatos constataram que os trabalhadores estão submetidos a desvios de funções, acordos de bancos de horas que extrapolam a legislação vigente, salários abaixo do piso e ausência de apoio do RH da empresa para tirar dúvidas básicas de seus funcionários.

No caso dos radialistas, a categoria está há cinco anos sem reajuste salarial, por conta de o sindicato não renovar a convenção coletiva de trabalho com o sindicato patronal. A Fundac se nega a fazer um acordo coletivo individual, como várias empresas, incluindo fundações, já o fizeram.

Diante de tudo isso, nossas entidades se dirigem aos deputados da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo para que os parlamentares prestem todo o apoio aos trabalhadores da TV Alesp, além de cobrar soluções definitivas para todos os problemas que a Fundac vem acumulando nos últimos anos.

Neste sentido, também é necessário reforçar que o próximo edital de contratação para a gestão da TV Alesp garanta que seus trabalhadores tenham salários dignos e direitos preservados, e que a empresa gestora conte com condições mínimas para desenvolver o trabalho, garantindo dignidade a seus funcionários."

Assinam o documento Sérgio Ipoldo Guimarães, coordenador do Sindicato dos Radialistas, e Thiago Tanji, presidente do Sindicato dos Jornalistas.

alesp