Após pedido de deputado, carreta inicia mamografias em Limeira

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
18/04/2022 12:14 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Murilo Félix

Compartilhar:

Carreta inicia mamografias em Limeira<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2022/fg285501.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

"A última vez que fiz mamografia foi há oito anos. Perdi meu plano médico, mas não perdi essa oportunidade". O relato é da moradora do Bairro dos Pires, Maria Costa, de 51 anos, uma das primeiras mulheres a utilizar, no dia 12 de abril, a carreta da mamografia, que está em Limeira após pedido do deputado estadual Murilo Felix ao governo estadual.

No primeiro dia, no período da manhã, mais de 40 senhas foram entregues para o serviço itinerante do Programa Mulheres de Peito desenvolvido pela Secretaria Estadual de Saúde em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem (FIDI).

"Essa procura mostra que existe demanda e que as mulheres estão conscientes sobre a importância da prevenção. Muitas vezes não é a doença que mata, mas a demora para o diagnóstico", afirma o deputado.

Wânia Maria de Paula, de 67 anos, aproveitou a carreta para fazer o exame que estava atrasado, segundo ela, devido à pandemia da Covid-19. "Tenho histórico na família e sei da importância da mamografia", declara.

Os atendimentos continuam até o dia 23 no Parque Cidade, das 8h às 17h, mediante 50 senhas por dia. Aos sábados são 25 exames até às 12h. Aos domingos e feriados a carreta não funciona. Tanto para pacientes quanto para os profissionais, é exigido o uso de máscara. Os resultados dos exames ficam prontos em dois dias e, em caso de necessidade, as pacientes já são encaminhadas para tratamento.

IDADE

Para mulheres de 50 a 69 anos, basta apresentar RG e cartão SUS, além de caderneta de vacina. Além dos documentos, quem tem entre 35 a 49 anos e acima de 70 anos precisa levar encaminhamento médico da rede pública. Caso o pedido médico seja da rede privada, é necessário, antes, solicitar o encaminhamento na rede municipal, por meio das Unidades Básicas de Saúde (UBS?s).

Karina Kühl conta que não teve esse atendimento na UBS da Boa Vista, mas conseguiu na UBS do Planalto. "Todos os postos deveriam disponibilizar esse encaminhamento para que as mulheres não percam essa oportunidade do Programa Mulheres de Peito", sugere. Maurice Tenório também destacou a importância da desburocratização para incentivar a prevenção.

A gestão do deputado limeirense para a vinda da carreta na cidade teve início depois que todas as vereadoras da Câmara Municipal de Limeira, por meio da Procuradoria da Mulher, apresentaram a ele essa demanda no ano passado. O pedido das vereadoras Mariana Calsa (PL), Lu Bogo (PL), Terezinha Guarnieri (PL), Tatiane Lopes (Podemos) Isabelly Carvalho (PT) e Constância Félix (PDT) também ganhou força recentemente com o movimento Duda Vive, idealizado pela influenciadora digital Maysa Longhino.

alesp