Deputado diz que fiscalizará cumprimento do novo piso salarial dos professores

Carlos Giannazi (PSOL), que também é professor, falou sobre o aumento anunciado de quase 15% para a categoria
17/01/2023 18:27 | Entrevista | De Fernando Bocardo - Foto: Carol Jacob

Compartilhar:

Carlos Giannazi <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-01-2023/fg294782.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O parlamentar reeleito Carlos Giannazi (PSOL) concedeu entrevista nesta terça-feira (17), ao programa "Estúdio Alesp" e prometeu fiscalizar, no âmbito do Estado de São Paulo, o pagamento do novo piso nacional salarial dos educadores do ensino básico.

Com quase 15% de reajuste, o novo piso foi confirmado na segunda-feira, dia 16, pelo ministro da Educação, Camilo Santana, e eleva de R$ 3.845,63 para R$ 4.420,55 o salário mínimo da categoria em todo o território nacional.

O piso salarial é definido pelo governo federal, mas os salários da educação básica são pagos pelas prefeituras e pelos governos estaduais. Por isso, o deputado disse que irá buscar a garantia de que as prefeituras paulistas e o próprio Ministério da Educação cumpram a lei federal.

"Nem sempre as prefeituras têm condições de custear esse aumento. Por conta disso temos que pressionar o Ministério para que os professores sejam pagos corretamente", disse.

Mesmo com as ressalvas, Giannazi disse que o aumento é "necessário" e que ele pretende ampliar ainda mais a discussão em torno dos benefícios para todas as categorias de educadores.

alesp