Orçamento 2024: oeste da Região Metropolitana de SP reivindica obras de mobilidade urbana

Populações de Itapevi e região cobraram, também, maior investimento estadual na construção de hospitais e abertura de novos leitos
16/09/2023 10:03 | Orçamento | Tom Oliveira - Fotos: Rodrigo Costa

Compartilhar:

Audiência foi realizada em Itapevi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2023/fg308919.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Audiência foi realizada em Itapevi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2023/fg308920.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Audiência foi realizada em Itapevi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2023/fg308921.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Audiência foi realizada em Itapevi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2023/fg308922.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Audiência foi realizada em Itapevi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2023/fg308923.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Audiência foi realizada em Itapevi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2023/fg308924.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Audiência foi realizada em Itapevi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2023/fg308925.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Audiência foi realizada em Itapevi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2023/fg308926.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

As populações dos municípios da sub-região oeste da Região Metropolitana de São Paulo compareceram à Audiência Pública do Orçamento 2024 para reivindicar investimentos e melhorias nos serviços públicos, especialmente em obras de mobilidade urbana e de saúde.

Realizado nesta sexta-feira (15) na Câmara Municipal de Itapevi, este foi o 20º encontro promovido pela Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo para debater a Lei Orçamentária Anual (LOA) do próximo ano.

Uma das principais cobranças dos moradores de Itapevi e região é o avanço das obras de infraestrutura do Corredor Oeste do transporte metropolitano. "É uma situação que prejudica muito a população e cabe uma discussão no orçamento para o término da construção do corredor. É uma via importante e que ajudará no desenvolvimento das cidades da região", destacou o sindicalista Valdir Fernandes, conhecido como Taffarel.

Outra demanda reivindicada foi a duplicação da rodovia Engenheiro Renê Benedito Silva, muito utilizada pela população de Itapevi e Jandira no deslocamento diário. "Sem duplicar, não tem como minimizar o problema da mobilidade urbana aqui. É preciso colocar no orçamento verba para essa obra", cobrou Sebastião Teixeira, ex-vereador de Itapevi.

Saúde

Além da mobilidade urbana, a saúde também foi pauta da audiência pública com o pedido de construção de mais hospitais na região oeste. De acordo com o prefeito de Itapevi, Igor Soares, hoje são apenas três hospitais com cerca de 50 leitos de UTI para atender 2 milhões de habitantes. "Esperamos que o Estado coloque o aumento desses leitos", pediu.

Ainda na área da saúde, foi citada a falta de opções para o tratamento oncológico na região, sendo que hoje os pacientes precisam se deslocar para hospitais do ABC, por exemplo. "Eu tenho que ir para Santo André para fazer o tratamento. Agradeço por estar sendo tratado pelo SUS, mas é preciso aumentar a oferta de tratamento mais próximo das pessoas", disse Carlos Roberto Alves.

Pessoas com deficiência

Outro pedido feito foi a destinação de mais recursos, por meio de emendas parlamentares no orçamento estadual, a entidades de apoio às pessoas com deficiência como as APAEs. "Meu pedido é para que os deputados olhassem um pouco mais para nossas entidades porque nossas demandas são grandes", comentou Raul José Franci, presidente da APAE de Itapevi.

Participação

A 20ª Audiência Pública do Orçamento 2024 contou com a participação dos deputados membros da CFOP: Enio Tatto (PT), o vice-presidente Luiz Cláudio Marcolino (PT) e o presidente Gilmaci Santos (Republicanos), que pontuou: "A lei orçamentária anual é o mais importante projeto votado pela Assembleia Legislativa".

Além do prefeito de Itapevi, Igor Soares, estiveram presentes o presidente da Câmara de Itapevi, Thiaguinho Silva, além dos vereadores Mariza Borges, Rogério Fisioterapeuta, Cícero Aparecido de Souza, Zeca da Piscina, Maurício Japa, Sarará e Bruno Gabriel. Também marcaram presença representantes de diversas entidades das cidades da região oeste.

Orçamento

O Orçamento do Estado é definido pela Lei Orçamentária Anual, que será votada pelo Parlamento neste segundo semestre. O documento contempla as despesas e a receita que o Governo Estadual terá à disposição para aplicar nas mais diversas áreas. A previsão é que, para 2024, esta receita seja de R$ 307 bilhões - a segunda maior do País, atrás apenas da União.

Com as audiências realizadas pela CFOP, a população paulista pode participar da construção do Orçamento estadual, apresentando suas propostas, ideias e reivindicações para os municípios.

Como participar

Nos meses de agosto e setembro, a Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento da Assembleia está percorrendo 26 municípios para colher as principais demandas da população.

Importante lembrar que a participação da população pode ocorrer presencialmente, no local do evento, ou ainda acompanhando a transmissão em tempo real pelo canal da Alesp no YouTube.






alesp