Confira o bate-papo com o deputado Carlos Giannazi


16/07/2019 14:30 | Diga Deputado | Manuela Sá - Fotos: José Antonio Teixeira

Compartilhar:

Carlos Giannazi	<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg236811.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Carlos Giannazi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2019/fg236564.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Carlos Giannazi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2019/fg236565.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Carlos Giannazi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2019/fg236563.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Nestes próximos dias, vamos conhecer um pouco mais sobre as expectativas dos principais personagens do legislativo estadual paulista para os próximos quatro anos: os deputados.

Depois de quatro meses de mandato, o que será que eles esperam? Em quem eles se inspiram? Quais as prioridades de cada gabinete?

A entrevista desta edição é com o deputado Carlos Giannazi.

Os últimos quatro meses

Estamos preocupados porque a pauta da Assembleia Legislativa é muito pró-governo. O governador João Doria só encaminhou até agora projetos privatizando empresas públicas, como o Jardim Zoológico e Botânico, o Ginásio do Ibiraquera, propostas que não são de interesse da população. Nós estamos preocupados e votamos contra esses projetos que já foram aprovados. O problema é que há outros nesta linha que estão sendo debatidos. Infelizmente estamos percebendo que o governo Doria vai dar continuidade a projetos do PSDB que entregam o patrimônio público para as empresas privadas, ou seja, desmontam todo o nosso patrimônio. Até agora, não foi apresentada nenhuma proposta para a educação básica, para o ensino superior, para as Etecs e Fatecs ou para segurança pública, assistência social e cultura. Aliás, ele cortou recursos de muitas dessas áreas que eu citei até agora. É um quadro preocupante para um governo que já começa muito mal. Mas o nosso mandato está trabalhando na defesa de uma educação pública, gratuita e de qualidade.

Projetos, legado e futuro

A pauta central do nosso mandato é a valorização do magistério e dos profissionais da Educação, como professores, gestores e supervisores. Incluo nesta lista o quadro de apoio escolar, também muito importante. Hoje esses servidores tem um salário que afronta à dignidade humana. A nossa pauta é trabalhar para que esses profissionais sejam melhor remunerados e valorizados para termos uma educação pública de qualidade no Estado de São Paulo. E por enquanto, se depender do governo não vai ter luz alguma. Eu acredito na força da população, dos movimentos sociais e da opinião pública, que devem pressionar o governador a mudar o rumo do governo dele, já que por enquanto é um governo a serviço do poder econômico. Nós queremos mais investimentos na educação, na cultura, na segurança pública e na assistência social".

Inspiração e referências

Paulo Freire, Darcy Ribeiro, Florestan Fernandes, Sérgio Buarque de Holanda, Caio Prado Júnior e Celso Furtado são intelectuais brasileiros que eu respeito muito e que fizeram a minha cabeça. Sou formado em História e Pedagogia, e eles influenciaram a minha formação política. Fora da política posso citar Dom Paulo Evaristo Arns, Leonardo Boff e Frei Betto, da linha da teologia da libertação. Eles me influenciaram bastante também. E não pode faltar a Música Popular Brasileira, com Caetano Veloso, Chico Buarque, Gilberto Gil, os baianos todos, Gal, Bethânia, Tom Jobim, João Gilberto..."

alesp