Parlamentar acompanha início das obras da ETEC Sumaré

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
15/09/2021 15:04 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Dirceu Dalben

Compartilhar:

Dirceu Dalben<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2021/fg273907.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado estadual Dirceu Dalben (PL) acompanhou nesta terça-feira, dia 14, a retomada das obras da ETEC Sumaré - uma conquista de seu mandato. Com investimentos de R$ 11,2 milhões do Governo do Estado, a escola técnica ficará no Jardim Luiz Cia e vai ampliar a oferta de cursos profissionalizantes gratuitos à população.

"Esse é mais um sonho que está sendo realizado. As obras da ETEC de Sumaré estavam paralisadas há anos e, desde que assumimos nosso mandato, estamos lutando incansavelmente junto ao Governo do Estado e o Centro Paula Souza para que fossem retomadas e concluídas o mais breve possível. É mais uma importante conquista para Sumaré, ampliando os cursos técnicos e totalmente gratuitos para a população, com a qualidade de ensino que o Centro Paula Souza oferece", comemorou o deputado.

As equipes atuam na readequação da estrutura já existente e, amanhã, as máquinas devem começar a limpeza do terreno, de 10,4 mil metros quadrados. A previsão do Governo do Estado é que as obras sejam concluídas em 18 meses.

A ETEC Sumaré terá 14 salas de aula, nove laboratórios, auditório, biblioteca, salas administrativas e quadra poliesportiva. A unidade vai oferecer cursos técnicos de Eletrônica, Logística, Meio Ambiente e Química, além de um curso técnico integrado ao Ensino Médio.

Atualmente, Sumaré conta com dois pólos da ETEC, que funcionam na Escola Estadual João Franceschini, com o curso de Administração, e na FATEC, com o curso de Logística.

HISTÓRICO

Tão logo assumiu seu mandato como deputado estadual, em março de 2019, uma das primeiras ações de Dalben foi oficiar os responsáveis do Centro Paula Souza e do Governo do Estado sobre a necessidade e urgência da retomada das obras da ETEC Sumaré. Em julho de 2019, o deputado e o prefeito de Sumaré, Luiz Dalben, estiveram reunidos com o vice-governador, Rodrigo Garcia, para tratar do assunto.

Em agosto do mesmo ano, Dirceu Dalben também participou de audiência pública promovida pelo Governo do Estado na região de Campinas, para elaboração do Orçamento de 2020, onde apontou a necessidade de reserva de recursos para a finalização da ETEC Sumaré. No mês seguinte, em setembro de 2019, o deputado reuniu-se diretamente com a diretora-superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá, para reforçar o pedido de retomada das obras.

"Conseguimos garantir recursos para a finalização dessa obra, porém, havia alguns problemas jurídicos que precisavam ser resolvidos antes do Centro Paula Souza realizar nova licitação. Acompanhamos de perto todos os trâmites, a concorrência pública foi realizada e, na semana passada, o governador João Doria esteve em Sumaré, autorizando a retomada das obras. Hoje, a construção da nova ETEC já é uma realidade. Só temos a agradecer ao Governo do Estado por nos atender, compreender a importância desse equipamento de ensino para a população sumareense. Seguimos atentos, trabalhando e cumprindo nosso papel para que a obra seja concluída com agilidade", explicou Dalben.

"Sou muito grato a Deus por poder contribuir com o desenvolvimento de Sumaré e demais cidades paulistas, trabalhar por mais qualidade de vida e justiça social à população. Que Deus continue nos abençoando.", finalizou o deputado.


alesp