Deputada participa de lançamento de programas de proteção e incentivo às mulheres do Governo Federal

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
10/03/2022 16:45 | Atividade Parlamentar | Da assessoria da deputada Valéria Bolsonaro

Compartilhar:

x<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2022/fg283159.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

No Dia Internacional da Mulher, 08/03, a Deputada Estadual Valéria Bolsonaro participou da cerimônia no Palácio do Planalto, onde o presidente Jair Bolsonaro assinou decretos que instituem programas voltados ao empreendedorismo feminino, à proteção de mulheres grávidas e à promoção da saúde menstrual.

O primeiro decreto institui o Brasil para Elas, uma estratégia nacional de empreendedorismo feminino como instrumento de desenvolvimento econômico e social do país. O segundo decreto assinado pelo presidente institui o Mães do Brasil, iniciativa que visa promover a proteção integral à gestante e à maternidade. O programa é uma iniciativa do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) e visa articular e desenvolver políticas públicas voltadas à promoção da dignidade da mulher enquanto mãe.

No evento, Bolsonaro afirmou que "se dependêssemos das mulheres, não teríamos guerras no mundo". E disse ser impossível não lembrarmos, nesse Dia da Mulher, daquelas que foram as mais importantes em nossas vidas, as nossas mães.

A Estratégia Nacional de Empreendedorismo Feminino Brasil pra Elas é uma iniciativa do Ministério da Economia que inclui um conjunto de medidas voltadas para a criação e ampliação de negócios controlados por mulheres e a oferta de crédito para o empreendedorismo feminino, instrumentos de liberdade econômica individual, de promoção da igualdade de gênero, e de desenvolvimento econômico e social do país.

Valéria citou a importância do evento e os decretos assinados, ratificando que este Governo sabe como valorizar a mulher.

"Hoje é a data simbólica, mas a mulher merece ser valorizada todos os dias, como um símbolo de bravura, coragem e superação. Não é fácil passar pelo que passamos e ter forças para vencer na vida. Graças ao apoio do nosso Presidente, estamos ganhando cada vez mais notoriedade em todos os setores, crescendo e sendo reconhecidas por nossa capacidade e esses incentivos, através dos decretos, são fundamentais no processo", valorizou.

Durante a cerimônia, Bolsonaro esteve acompanhado pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, pela ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, pela primeira-dama, Michelle Bolsonaro, além de outros ministros.

Saúde Menstrual

O presidente Bolsonaro também editou o decreto que institui o Programa de Proteção e Promoção da Saúde Menstrual. O objetivo é combater a falta de acesso a produtos de higiene no período da menstruação e desenvolver meios para a inclusão das mulheres em ações e programas de proteção à saúde menstrual.

A portaria assinada por Bolsonaro autoriza o uso de R$ 130 milhões da Secretaria de Atenção Primária, subordinada à pasta da Saúde. O valor já está disponível para a medida e será transferido para fundos de estados e municípios para que o programa seja colocado em prática.

alesp