Instituto do Legislativo Paulista abre agenda de cursos e eventos de 2023

As atividades abrangem temas diversos da atualidade e contam com certificação; inscrições devem ser feitas pelo portal da Alesp
08/02/2023 18:14 | ILP | Matheus Batista - Foto: Rodrigo Costa

Compartilhar:

Instituto do Legislativo Paulista<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2023/fg295114.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Instituto do Legislativo Paulista<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2023/fg295112.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Estão abertas as inscrições para os primeiros cursos e seminários ofertados pelo Instituto do Legislativo Paulista (ILP) em 2023. Os eventos abrangem temas diversos da atualidade e contam com certificação.

Todas as atividades do ILP são gratuitas e podem ser conferidas pelo site https://www.al.sp.gov.br/ilp/.

O Instituto do Legislativo Paulista é o órgão da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo responsável pela oferta de cursos abertos para toda a população, bem como pela capacitação de servidores da Casa em matérias relativas à gestão pública.

"Trabalhamos com um leque diversificado de ações: Congressos, capacitação interna, cursos de pós-graduação, cursos e palestras de temáticas diversas, lançamentos de publicações e parcerias com escolas dos legislativos municipais", explicou a diretora-executiva do ILP, Any Ortega.

O ILP foi criado em 2001, com todos os eventos sendo ofertados na sede da Alesp, o Palácio 9 de Julho. Com o início da pandemia em 2020, o instituto precisou se reinventar para continuar cumprindo com o papel de escola do Legislativo, e passou a promover eventos on-line abertos a todos os públicos.

"Conseguimos professores e inscritos para nossos cursos de diferentes regiões do Brasil e até de outros países", contou Any, que também falou sobre o aumento do número de participantes nas atividades do ILP - possibilitado pelo formato virtual. "Temos cursos que começavam com 30 inscritos e que no decorrer dos dias chegam a até 300 participações".

Todos os cursos ofertados pelo ILP possuem certificado de participação com carga horária definida. Para receber, o participante precisa ter uma presença de no mínimo 75% da carga horária total e preencher um formulário ao final do evento. "Esse formulário é importante, porque é uma devolutiva sobre a qualidade do curso, para que possamos aprimorar nossos eventos", explicou a diretora-executiva do Instituto. Os formulários ficam disponíveis para preenchimento por 24 horas após o término do evento.

Pós-graduação para servidores

Este ano, o ILP ofertará para o quadro de servidores da Assembleia Legislativa de São Paulo um curso de pós-graduação lato sensu em Gestão de Políticas Públicas e Poder Legislativo. As inscrições já estão abertas e vão até o dia 17 de fevereiro. Os servidores interessados devem se inscrever no ILP.

O curso é ofertado em parceria com a Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (Fesp-SP) e será realizado com aulas ao vivo à distância (EAD), divididas em oito módulos ao longo de 18 meses (360 horas).

Primeiros encontros

O ILP deu início aos eventos de 2023 com a palestra "Como o Marketing Político Digital Pode Alavancar Mandatos", que aconteceu na última terça-feira, 7, e foi direcionado para políticos em mandatos e a agentes públicos.

Já nesta quarta-feira (8), o geólogo e especialista em educação artística e arqueologia, Alex Peloggia, ministrou o curso "A História da Arte e a Diversidade Geológica", que apresentou conceitos sobre geodiversidade, arte estratigráfica e realismo geológico.

Programação

No dia 1º de março, às 15h, o ILP promove o curso "Planejamento Estratégico de Mandato", que apresentará as principais ferramentas e técnicas utilizadas no processo da comunicação política.

O curso será ministrado pela professora do Centro de Desenvolvimento da Gestão Pública e Políticas Educacionais da FGV, Michele Pilon, pelo cientista político Renato Dorgan Filho e pelo estrategista de Marketing Político, Gilmar Arruda De Souza.

E nos dias 6 e 7 de março, acontece o congresso "Advocacia Pública No Poder Legislativo: Natureza, Desafios e Peculiaridades", promovido pelo ILP, em parceria com a Associação Nacional dos Procuradores Legislativos Municipais (Aprolegis), a Comissão Permanente de Advocacia Pública da OAB-SP e a Associação Nacional de Procuradores e Advogados do Poder Legislativo (Anpal).

As informações completas, bem como a página de inscrição para esses e todos os futuros eventos do ILP podem ser encontradas em https://www.al.sp.gov.br/ilp/.

alesp