Parlamentar lança programa para jovens no Legislativo paulista


07/10/2019 12:31 | Encontro | July Stanzioni - Foto: Assessoria Marina Helou

Compartilhar:

Marina Helou<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2019/fg241341.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2019/fg241342.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Marina Helou<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2019/fg241343.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2019/fg241344.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Despertar no jovem o interesse pela política. Esse foi o intuito do programa de formação de embaixadores lançado pela deputada Marina Helou (REDE), no último sábado (5/10) na Assembleia Legislativa. O programa busca ampliar o contato com a população, escutando as demandas e permitindo a aproximação dos paulistas nos espaços de poder.

A escolha dos jovens que participaram do início do programa se deu através de processo seletivo que incluiu entrevistas com representantes do mandado da parlamentar e alinhamento com as ideias destacadas pela gestão.

"Selecionamos um grupo pequeno, mas consistente, que pode nos ajudar no mandato. Esse é o nosso primeiro encontro para que eles entendam nosso objetivo com a formação e como podemos atuar juntos daqui para frente. Essa é nossa crença: só conseguiremos transformar a política em uma boa política quando todo mundo se entender parte dela", afirmou a parlamentar.

São 26 jovens de todo o Estado de São Paulo que vão ajudar a potencializar o alcance do trabalho político em suas regiões. Eles também serão responsáveis pela articulação com lideranças locais para organização de workshops de políticas públicas. Devem também organizar, junto com a equipe de gabinete da deputada, eventos de formação e discussão política.

"As pessoas vivem os problemas reais das cidades, porém não se sentem representadas. Esse programa de embaixadores é muito importante e vai mostrar que a política pode ser mais efetiva e não está restrita apenas aos políticos. Aqui nos permite construir um futuro", disse Luiz Gustavo Machado, estudante de São Vicente, no litoral paulista.

Isadora Barbieri é advogada. Mora na capital paulista e foi uma das selecionadas no programa. Para ela, conhecer os bastidores das tomadas de decisão política foi um dos pontos importantes do encontro.

"Descobri um pouco mais sobre a dinâmica da Casa, dos trabalhos, da ordem do dia, além da votação dos projetos. É muito importante falar mais sobre segurança pública, da defesa do direito das mulheres e de sustentabilidade".

A engenheira química Mariana Pinho veio de Jundiaí para o encontro e ressaltou o quanto é possível fazer a diferença também longe da Casa legislativa. "Pretendo trabalhar bastante a questão da primeira infância, que é uma fase muito importante para construir o futuro. Investindo na primeira infância é investir no futuro", finalizou.

O programa de imersão irá até julho de 2020 e, segundo edital, a formação de embaixadores terá encontros trimestrais através de webnário, além de palestras com especialistas dos temas prioritários do mandato, acompanhamento quinzenal com a equipe do gabinete, além de formações presenciais com especialista em diversos temas.


alesp