A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo recebe a exposição "Matriarcas", dirigida pela artista Lua Santana. A mostra é composta por 20 fotografias de quatro colaboradoras que propõem um olhar reflexivo sobre a individualidade e resistência das mulheres negras da periferia paulista, mostrando o seu empoderamento.
Solicitada pela deputada Leci Brandão (PCdoB), a mostra vai até o próximo dia 16, de segunda a sexta, das 8h às 20h, no Espaço Heróis de 32, no Palácio 9 de Julho, sede da Casa. Segundo Lua, a principal mensagem transmitida pelas imagens é a possibilidade de um presente e um futuro mais feliz, saudável e a superação de uma sociedade historicamente patriarcal e racista.
História
Realizado pelo projeto "Coletivo Maré Viva", Matriarcas simboliza também uma crítica social feita a partir de problemas observados no dia a dia, como racismo, misoginia e desigualdade salarial, sobretudo, feminina.
"O conceito da exposição é trazer uma nova narrativa sobre a vida das mulheres pretas de periferia e que a gente consiga contar nossas histórias por nós mesmas", comentou a artista Lua Santana.
As fotos da mostra já foram expostas, de forma itinerante, em outros espaços públicos da cidade de São Paulo, entre eles Capão Redondo, Itaim Paulista e Butantã. Também foi produzido um curta-metragem com a mesma temática, exibido em cada um desses locais.
Serviço:
Exposição "Matriarcas "
Data: até 16 de agosto
Local: Espaço Heróis de 32 - Térreo - Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo
Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, 201 - Moema, SP
Entrada franca
Galeria de imagens da exposição: https://www.flickr.com/photos/assembleiasp/albums/72177720319348970