Mulheres de 35 a 49 anos e acima de 70 farão mamografia com pedido médico


05/04/2022 12:08 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Murilo Felix

Compartilhar:

Murilo Félix (ao centro)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2022/fg284962.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A carreta da mamografia, que chegará no próximo domingo ao Parque Cidade, atenderá mulheres de Limeira e região entre os dias 12 a 23 deste mês. Segundo o deputado estadual Murilo Félix (Podemos) até mesmo as mulheres que não estão inseridas na faixa etária do público-alvo, de 50 a 69 anos, poderão fazer o exame no serviço itinerante gratuito.

Neste caso, conforme a Secretaria de Estado da Saúde, é preciso apresentar encaminhamento médico da rede pública. A orientação vale para pacientes de 35 a 49 anos e acima de 70 anos. Caso o pedido médico seja da rede privada, é necessário solicitar o encaminhamento na rede municipal, por meio das Unidades Básicas de Saúde (UBS?s). Já as pacientes de 50 a 69 anos não precisam de encaminhamento para fazer a mamografia na carreta. Basta apresentar o documento de identidade (RG) e cartão SUS.

Ao todo serão 500 atendimentos em Limeira por meio do Programa Mulheres de Peito. O atendimento será por demanda espontânea - de segunda a sexta-feira serão entregues 50 senhas por dia e, no sábado, 25.

Os exames serão realizados de segunda a sexta-feira das 8h às 17h e, aos sábados, das 8h às 12h. Nos feriados (15 e 21) não haverá atendimento.

A gestão do deputado limeirense para a vinda da carreta na cidade teve início depois que todas as vereadoras da Câmara Municipal de Limeira, por meio da Procuradoria da Mulher, apresentaram a ele essa demanda no ano passado. O pedido das vereadoras Mariana Calsa (PL), Lu Bogo (PL), Terezinha Guarnieri (PL), Tatiane Lopes (Podemos) Isabelly Carvalho (PT) e Constância Félix (PDT) também ganhou força recentemente com o Movimento Duda Vive, idealizado pela influenciadora digital de Limeira, Maysa Longhino, em homenagem a uma amiga que faleceu aos 32 anos em decorrência de um câncer de mama. Um abaixo-assinado feito pelo deputado, com quase mil adesões, fortaleceu o movimento.

alesp