ILP APRESENTA PROGRAMA PARA JOVENS UNIVERSITÁRIOS


04/05/2022 19:48 | Evento ocorreu na última quarta-feira, 27 de abril de 2022, e foi realizado com colaboração da ESPM. | Georgia Vadalá

Compartilhar:

Paula Schneider analista legislativa Fabio Pereira de Andrade professor e coordenador do Legislab ESPM e Alexandre Issa Kimura -Procurador Chefe da ALESP<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/L-05-2022/fg286219.png' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O PAJU (Parlamento Jovem Universitário Paulista) teve o início de sua primeira fase transmitido pelos canais do ILP e da Rede Alesp, contando com a presença de Karina do Carmo, Diretora Presidente do Instituto, que apresentou o objetivo do programa, qual seja, propiciar aos estudantes universitários e aos cidadãos em geral a experiência de participação na dinâmica do Parlamento Estadual e de seu processo legislativo, visando à produção de projetos de lei e à simulação de uma sessão plenária onde os mesmos sejam discutidos.

De acordo Margareth Grilo, em seu verbete sobre "Representação Política" contido no Dicionário de Conceitos Políticos do ILP, a "representação política pode ser definida como um mecanismo que visa assegurar a participação do povo no poder, sem exercê-lo diretamente. Em outras palavras, embora seja a fonte legítima do poder, o povo o exerce de forma indireta, por meio de representantes eleitos periodicamente".

Diante tanto do ensejo do programa, bem como da necessidade de entendimento acerca da representatividade e participação do povo na política, é que o PAJU contará com a colaboração de profissionais gabaritados do quadro da ALESP que, em sua primeira fase, falarão aos estudantes e também a todos os interessados, por meio da transmissão virtual.

Neste primeiro momento, foram recebidos o Professor Fabio Andrade, Coordenador do Legislab-ESPM e Alexandre Issa Kimura, Procurador Chefe da ALESP.

Andrade deu início à sua exposição afirmando que "o caráter também pedagógico da democracia fortalece as instituições." Em seguida foi a passada a palavra para Kimura, cuja pauta principal tratou de repartição de poderes e, portanto, separação de competência e pacto federativo, com ênfase nas atribuições legislativas do Estado de São Paulo. O procurador apresentou a legislação e elucidou minuciosamente seus conteúdos, o que também fez com conceitos doutrinários e jurisprudenciais para os estudantes presentes e para o público que acompanhou a transmissão via YouTube.

O segundo encontro ocorrerá no próximo dia 5 e os assuntos tratados serão a organização da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e seu Regimento Interno.

O evento na integra pode ser acessado em: https://www.youtube.com/watch?v=nzreDQ3v1E8

O Dicionário de Conceitos Políticos do ILP pode ser acessado no endereço: https://www.al.sp.gov.br/repositorio/bibliotecaDigital/24369_arquivo.pdf

alesp