Estudantes discutem o futuro da Univesp


19/05/2017 16:48 | da assessoria do deputado Carlos Giannazi
Carlos Giannazi (2º à esq)


O deputado Carlos Giannazi (PSOL) organizou audiência pública para ouvir os alunos da Universidade Virtual do Estado de São Paulo, a universidade pública paulista voltada ao ensino à distância.

Foi criada em 2012, é a quarta universidade estadual paulista e oferece cursos gratuitos em graduação, pós-graduação e extensão. O primeiro vestibular foi realizado em 2014 e mais de quatro mil vagas foram ofertadas até 2017.

Os alunos procuraram o deputado, preocupados com a falta de transparência e democracia na gestão da instituição. Giannazi afirmou que "a ausência de alunos no conselho deliberativo fere a LDB". Para o parlamentar é fundamental que a instituição os escute.

O aluno Romeo Miguel Rodrigues criou um grupo nas redes sociais para tentar reunir os alunos. "Estamos preocupados com a alteração feita nos estatutos em 31/12/2016, que permite que o reitor nomeado pelo governador não tenha o título de doutor". Os alunos argumentam que, com a mudança, a instituição deixará de preencher os requisitos do MEC para ser reconhecida como universidade.

O deputado expôs o temor de que a primeira turma, que ainda não se formou, fique sem um diploma reconhecido. "A alteração feita é uma agressão às regras do Conselho Estadual de Eduação", disse.

carlosgiannazi@al.sp.gov.br

alesp