Destinação e tratamento de lixo são temas de reunião


21/08/2017 15:52 | Da assessoria do deputado Marcos Damasio

Compartilhar:

Marcos Damasio (à esq.)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2017/fg206928.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Marcos Damasio esteve com o secretário de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Ricardo Salles, na quinta-feira (17/8). Um dos assuntos abordados foi a destinação e o tratamento do lixo produzido pelas cidades do Alto Tietê.

"Este é um problema que não pode ser mais ignorado, pois a região produz cerca de 3 milhões de toneladas de lixo por dia e temos de pensar em uma destinação ambientalmente correta e financeiramente sustentável", disse o parlamentar. Ele também apoia a iniciativa do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) em discutir o tema e propor soluções por meio da formulação do plano regional de gestão de resíduos sólidos.

O compartilhamento de um problema comum à região atende ao sistema defendido por Salles de formação de consórcios regionais para solucionar o problema da destinação dos resíduos sólidos, baseando-se em novas tecnologias, em paralelo à ampliação e ao fortalecimento das coletas seletivas municipais.

"Sou favorável a essa discussão conjunta, com todos contribuindo para a melhor solução, compartilhando as responsabilidades e os investimentos", acrescentou o republicano.

Salles destacou a Damasio números do Programa Lixão Zero, que objetiva acabar com os aterros inadequados. De acordo com ele, já foram feitas mais de 1.140 inspeções, que resultaram em 51 multas e 18 lixões fechados.

alesp