Projeto de lei propõe estimular o uso de bicicletas como meio de locomoção


26/07/2017 18:24 | Da Redação

Compartilhar:

Ciclovia da Avenida Paulista<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2017/fg205689.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Por permitirem deslocamentos diários de baixo custo, além de serem ecologicamente sustentáveis, as bicicletas deixaram o status de hobby para se tornarem alternativa de meio de transporte. A fim de incentivar a sua utilização, a Assembleia Legislativa discute implantar a "Semana Estadual do Incentivo ao Ciclismo", em todo o Estado de São Paulo.

O projeto é de autoria do deputado Gil Lancaster (DEM). Segundo ele, durante a semana de incentivo, o Estado poderia apoiar e desenvolver diversas atividades relacionadas ao tema. "Palestras, seminários, encontros, eventos educativos, culturais, esportivos e recreativos. Tudo com a finalidade de conscientizar sobre a importância do uso da bicicleta como meio de locomoção. É mais qualidade de vida associada ao esporte e lazer e mobilidade sustentável", afirma.

Um estudo realizado na cidade de São Paulo traçou um perfil das pessoas que usam a bicicleta. A conclusão foi que 58% ganham até três salários mínimos; quase 40% dos ciclistas da capital paulista recebem entre zero e dois salários mínimos, e 18,9%, possuem renda entre dois e três salários mínimos. A pesquisa foi feita em parceria com a Ciclocidade (Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo), a ONG Transporte Ativo e o Observatório das Metrópoles.

alesp