Filmes poderão trazer mensagem de incentivo à doação de sangue


26/07/2017 18:19 | Da Redação

Compartilhar:

Doe Sangue<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2017/fg205692.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Um projeto de lei discutido na Assembleia Legislativa tem por objetivo obrigar as produções cinematográficas a divulgarem mensagens de incentivo à doação de sangue. A proposta será restrita aos filmes que recebam incentivos fiscais e patrocínio do governo do Estado.

O Projeto de Lei 546/2017 é de iniciativa do deputado Hélio Nishimoto. Para ele, é necessário divulgar a importância da doação social para o grande público que frequenta as salas de cinema. "A proposta é a de exibir a mensagem "Doe Sangue" logo após a veiculação dos patrocinadores nos trailers do cinema", explica.

Segundo dados do Ministério da Saúde, no Brasil, 1,8% da população doa sangue com regularidade. O percentual fica um pouco abaixo do ideal estimado pela Organização Panamericana de Saúde (OPAS) de 2% da população.

Campanha

No primeiro semestre deste ano, a Assembleia Legislativa aderiu ao "Junho Vermelho" com o objetivo de incentivar as pessoas a doarem sangue e conscientizá-las sobre a importância da ação. A iniciativa foi do movimento "Eu Dou Sangue pelo Brasil" em parceria com os setores público e privado.

Em São Paulo, foram iluminados de vermelho, além da Assembleia Legislativa, o Viaduto do Chá, a Biblioteca Mário de Andrade, a Ponte das Bandeiras, o Monumento às Bandeiras, a Estátua do Borba Gato, a Câmara dos Vereadores, a Sala São Paulo, a Sede da Secretaria de Desenvolvimento Social, a Sede da Secretaria de Saúde, a Fonte do Parque Ibirapuera, o Icesp (Instituto do Câncer), o Memorial da América Latina e a Sede da FIESP.

alesp