Regionalização da regulação de leitos de UTI na RM Vale


23/06/2017 16:35 | Da assessoria do deputado Afonso Lobato

Compartilhar:

Fórum Regional de Saúde realizado em Taubaté<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2017/fg204177.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A regionalização da Central de Regulação (Cross), órgão da secretaria da Saúde que regula o acesso dos pacientes às vagas de UTI, o atendimento nos Ambulatórios Médicos de Especialidades (AME) e o índice médio de 30% de faltas às consultas e exames agendados nos equipamentos de saúde da RM Vale e Litoral Norte foram alguns dos assuntos tratados no Fórum Regional Permanente de Saúde, nesta quinta-feira, 22/6, em Taubaté.

Este foi o terceiro encontro consecutivo realizado na região, organizado pelo deputado Afonso Lobato, no qual estiveram presentes cerca de 70 pessoas, entre as quais o prefeito de São Bento do Sapucaí, Ronaldo Venâncio, além de vereadores, secretários de Saúde, conselheiros, usuários do sistema de saúde e representantes dos AMEs instalados na região.

A discussão sobre a eficácia da Cross ocupou parte considerável das discussões. A diretora regional de Saúde, Sandra Tutihashi, defendeu o sistema e explicou que a liberação de vagas de UTI é feita pelo "critério do risco", considerando-se o princípio da equidade. A regionalização do sistema, também sugerida em encontros anteriores, seria uma boa opção, segundo ela, pois traria mais eficiência para o sistema.

padreafonso@al.sp.gov.br

alesp