Prêmio Inezita Barroso homenageia música caipira de raiz


23/06/2017 17:29 | Da Redação - Foto: Roberto Navarro

Compartilhar:

Paula Maia, Marcos Martins e Marta Barroso<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2017/fg204223.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Paula Maia, Marcos Martins e Marta Barroso<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2017/fg204234.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Bruna Viola e Beth Sahão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2017/fg204211.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> João Paulo Rillo e Daniel Firmino<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2017/fg204213.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Léo e Beth Sahão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2017/fg204214.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Marcos Martins e Maestro Ricardo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2017/fg204215.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Matheus Calil e Welson Gasparini<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2017/fg204217.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Orquestra Violeiros de Osasco<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2017/fg204221.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Violeiros de Santa Fé e Itamar Borges (centro)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2017/fg204222.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputados e homenageados<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2017/fg204233.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Valéria Leão e Beth Sahão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2017/fg204229.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Zinho do Violão e Rita Passos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2017/fg204231.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A cantora Inezita Barroso, eterna rainha da música caipira, foi homenageada na Assembleia Legislativa. O evento aconteceu nesta sexta-feira (23/6), com a realização da primeira edição do Prêmio Inezita Barroso. Foram homenageados cantores e orquestras de música sertaneja de raiz, em sessão solene realizada no plenário Juscelino Kubitscheck.

O deputado Marcos Martins (PT), proponente do prêmio, comemorou a realização. "A conquista foi muito difícil e o apoio da família da cantora foi importantíssimo. Este prêmio tem importância muito grande, pois precisamos vencer preconceitos com o caipira e com a música caipira de raiz, que é nossa cultura e verdadeira música brasileira", disse.

Inezita Barroso foi homenageada, in memoriam, por meio da filha, Marta Barroso, que agradeceu à Assembleia Legislativa pela iniciativa. Marta contou que a mãe era uma pessoa muito simples, de hábitos comuns, que gostava de andar descalça e amava os animais. "Ela era bem povão. Curioso é que, em casa, não cantava nem ouvia música. Inezita queria ser lembrada pelo vozeirão e pelas músicas caipiras que cantava e, por meio do Prêmio, o desejo dela será realizado", disse.

A neta da cantora, Paula Bandeira Maia, confidenciou que a avó cantava para ela no berço e que era diferente das demais avós da época. "A homenagem é perfeita. Ela lutou por muitos anos para que os valores e a cultura do povo brasileiro não se distorcessem e pela valorização de tudo que é regional no país", concluiu.

As orquestras Corporação Musical 24 de Junho e Os Violeiros de Santa Fé apresentaram músicas que Inezita imortalizou, ao cantar: Luar do sertão e Flor do cafezal.

Além das duas orquestras, foram premiados os cantores Ana e Miguel Cervan (in memoriam), a dupla sertaneja Duo Glacial; o compositor Jesus Belmiro; o cantor Léu, da dupla Liu e Léu; a orquestra Violeiros de Osasco; o artista plástico Daniel Firmino; o cantor e compositor Luiz Mariano Silveira Leite, o Zinho do Violão; o cantor Matheus Calil, da dupla Viola Show e Matheus Calil; a cantora Bruna Viola; e a compositora Valéria Leão.

A mesa foi presidida pela deputada e presidente da Comissão de Educação e Cultura, Beth Sahão (PT), e composta pelos deputados Marcos Martins e João Paulo Rillo (PT); Itamar Borges (PMDB); Welson Gasparini e Fernando Capez (PSDB), Rita Passos (PSD) e também por Marta Barroso e Paula Bandeira Maia, filha e neta de Inezita Barroso, respectivamente.

alesp