Frente parlamentar debate financiamento de hospitais universitários

Redução do orçamento é preocupante e compromete continuidade dos serviços, dizem deputados
24/05/2017 15:14 | Da redação - Foto: Roberto Navarro

Compartilhar:

Mesa coordenadora dos trabalhos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2017/fg202754.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Jeanne Michel, Carlos Neder, Angela Leal, Gabriela Braz<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2017/fg202748.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Carlos Neder<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2017/fg202750.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Angela Leal<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2017/fg202749.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Jeanne Michel<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2017/fg202751.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Marcelo Santos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2017/fg202752.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Maria Luiza Pahim<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2017/fg202753.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mesa coordenadora e público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2017/fg202756.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2017/fg202755.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

As dificuldades financeiras enfrentadas pelas universidades públicas no país e a formação médica nos hospitais universitários foram objetos de debate durante evento nesta quarta-feira, 24/5, na Assembleia Legislativa. A discussão foi realizada na Frente Parlamentar em Defesa das Universidades Públicas no Estado de São Paulo, sob a coordenação do deputado Carlos Neder (PT).

Representantes de universidades federais e estaduais expuseram a situação econômica de seus hospitais e o modelo de financiamento que os mantém. Além disso, externaram a preocupação com a redução do orçamento, que chega, em alguns casos, a 40%. A consequência seria, segundo os presentes, a restrição dos atendimentos no pronto atendimento e nas internações.

Carlos Neder relatou visita feita pela comissão de Saúde da Assembleia ao Hospital São Paulo, com o intuito de conhecer as mazelas pelas quais passa a instituição e propor soluções. Jeane Liliane Marlene Michel, docente da Universidade de São Paulo e ex-presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), fez um relato da criação desta entidade, cujo objetivo é cuidar do ensino nos hospitais, aprimorando a gestão com o aval dos órgãos de controle. A professora destacou o caso da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Ela afirma que o hospital passa por problemas de financiamento porque é categorizado como filantrópico, o que faz com que o governo trate a questão do ponto de vista estritamente jurídico. "A saída tem de ser política, com prazo e metas para solucionar o problema, sob pena de prejudicar pacientes e alunos", ressaltou.

Gabriela Brelaz, Marcelo Santos e Rimarcs Ferreira, também da Unifesp, ressaltaram as consequências da escassez de recursos. Atualmente, o número de atendimentos no local caiu de 36 mil/mês para 10 mil/mês no pronto-atendimento, com restrição significativa das internações eletivas.

Uma moção de solidariedade será encaminhada pelo deputado Neder, que também coordenará uma força tarefa para solicitar audiência nos ministérios da Saúde e da Educação, além das secretarias de Estado. Documentos entregues pelos representantes da Unifesp embasarão o conteúdo da moção.

As universidades estaduais também entraram na pauta de discussões. Representantes da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) apresentaram os problemas pelos quais passam o financiamento das respectivas instituições.

alesp