Agendamento imediato de consultas na rede pública de saúde


24/03/2017 17:05 | Da assessoria do deputado Gil Lancaster

Compartilhar:


O agendamento e a realização de consultas médicas na rede pública de todo o Estado de São Paulo ocorrerão com mais rapidez. O pedido para esta melhoria foi encaminhado pelo deputado Gil Lancaster (DEM) ao governador Geraldo Alckmin, com a aprovação da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa.

Pela Moção 77/2017, do deputado Lancaster, além do agendamento imediato da consulta, o prazo para o atendimento médico não pode ultrapassar mais que 60 dias após a marcação. "Tenho recebido em meu gabinete inúmeras reclamações da população referentes à dificuldade no atendimento, como consultas e exames médicos, na Região Metropolitana. Porém é de conhecimento de todos que esta dificuldade ocorre em todo o Estado", disse o deputado.

Um levantamento feito mostra que, nos últimos anos, 50% da população do Estado enfrentou espera de até seis meses para agendar uma consulta no SUS. Além disso, apenas dois em cada dez pacientes conseguiram marcar uma consulta em até um mês.

De acordo com informações da Secretaria Estadual de Saúde, mais de 80% das pessoas à espera de atendimento em um pronto-socorro não precisariam estar ali. "Essa demora, além de ser extremamente grave, também prejudica outro setor do sistema de saúde, que é o de atendimento emergencial. Esta constatação faz parte de uma pesquisa realizada pelo Datafolha, a pedido da Associação Paulista de Medicina (APM) e do Conselho Federal de Medicina (CFM)", finalizou Lancaster.

gillancaster@al.sp.gov.br

alesp