Medalha Theodosina Ribeiro homenageia artistas, empresárias e ativistas sociais


24/03/2017 19:18 | Da Redação - Foto: José A. Teixeira

Compartilhar:

Theodosina Ribeiro e Leci Brandão <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2017/fg200735.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Solenidade marca entrega da medalha Theodosina Ribeiro  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2017/fg200737.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Adriana Couto, apresentadora do programa Metrópolis da TV Cultura <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2017/fg200738.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Medalha Theodosina Ribeiro homenageia artistas, empresárias e ativistas sociais<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2017/fg200739.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Presente na solenidade <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2017/fg200701.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Theodosina Ribeiro e Leci Brandão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2017/fg200702.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Presentes na solenidade<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2017/fg200703.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Fabiana Cozza  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2017/fg200704.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Presentes na solenidade Medalha Theodosina Ribeiro  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2017/fg200705.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Theodosina Ribeiro, Leci Brandão e Fabiana Cozza<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2017/fg200707.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Jamil Murad, ao microfone <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2017/fg200740.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Medalha Theodosina Ribeiro homenageia artistas, empresárias e ativistas sociais<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2017/fg200741.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Iniciativas voltadas ao empoderamento de mulheres pertencentes a grupos vulneráveis foram reconhecidas em sessão solene realizada nesta sexta-feira, 24/3, na Assembleia Legislativa. Por iniciativa da deputada Leci Brandão (PCdoB), que presidiu os trabalhos, a solenidade homenageou com a medalha Theodosina Rosário Ribeiro pessoas que desenvolveram ações de impacto e influenciaram positivamente a vida de inúmeras mulheres.

A ex-deputada Theodosina Rosário Ribeiro, que empresta seu nome à medalha, compôs a mesa dos trabalhos ao lado do deputado federal Orlando Silva ( PCdoB/SP), do secretário adjunto da Justiça, Luís Souto Madureira; do coordenador do Núcleo especializado de Defesa da Diversidade e da Igualdade Racial, defensor público Erik Saddi Arnesen; e do presidente municipal do PCdoB, ex-deputado Jamil Murad.

Idealizadora do prêmio, Leci Brandão destacou que a medalha existe graças ao apoio dos parlamentares da Assembleia. Ela espera que a homenagem tenha continuidade na Casa, mesmo quando ela não for mais deputada. Leci disse que o respeito da sociedade brasileira pelas mulheres só irá melhorar quando houver a Reforma Política. "Teremos 50% de mulheres na composição das casas de leis de todo o país. Eu conto com as mulheres, porque são corajosas e firmes. A mulher negra é a que mais sofre com a violência em nosso país. As jovens negras estão tomando as universidades, as ruas e fazendo discursos cheios de reflexão. Tenho esperança nelas", asseverou Leci.

Theodosina, primeira negra eleita deputada no Estado de São Paulo, em 1974, destacou que as homenagens ajudam as mulheres a crescer e a galgarem, cada vez mais, cargos importantes na sociedade.

Receberam as medalhas a empresária Luíza Trajano, do Magazine Luíza; Mãe Wanda d"Oxum, da liderança religiosa do candomblé; Fabiana Cozza, curadora e cantora; Efigênia Januária, líder comunitária; Adriana Lessa, atriz, cantora e bailarina; Andrea Ferreirinha, dirigente do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Prestação de Serviços de Asseio, Conservação e Limpeza; Adriana Couto, jornalista e apresentadora do programa Metrópolis, da TV Cultura; Edna Roland, ativista do Movimento Negro; Luana Hansem, rapper e feminista; e Maria das Dores, do Movimento dos Trabalhadores sem Teto.

Theodosina Rosário Ribeiro

Nascida em 29 de maio de 1930, na cidade de Barretos (SP), Theodosina Rosário Ribeiro foi a primeira vereadora negra da Câmara Municipal de São Paulo, sendo eleita em 1970 com a segunda maior votação daquele pleito. Em 1974 foi eleita a primeira deputada negra da Assembleia Legislativa do Estado, onde ocupou o cargo de vice-presidente e permaneceu por três legislaturas. Theodosina é formada em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de Mogi das Cruzes e em Direito, pela FMU " Faculdades Metropolitanas Unidas. A filósofa, advogada e ex-deputada tornou-se referência e estímulo para negras e negros. Inspiradas em Theodosina Rosário Ribeiro, outras mulheres negras se engajaram na vida pública.

alesp