Comissão da Verdade lança, em Rio Preto, livro sobre crianças vítimas da ditadura


15/12/2014 14:14 | Da assessoria da Comissão da Verdade

Compartilhar:

 Livro "Infância Roubada <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2014/fg166582.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Comissão da Verdade do Estado de São Paulo Rubens Paiva lançará o livro "Infância Roubada " crianças atingidas pela ditadura no Brasil" em São José do Rio Preto, na segunda-feira, 15/12, no Centro Cultural Vasco, às 19h. A obra é resultado de um ciclo de audiências realizadas em 2013 em que filhos e filhas de presos políticos perseguidos e desaparecidos durante a ditadura militar no Brasil relataram histórias das agressões que sofreram.

No ciclo de audiências Verdade e Infância Roubada, foram ouvidas aproximadamente 30 vítimas, hoje adultas, na faixa de 40 ou 50 anos, cujas histórias ainda não haviam sido reunidas.

Os depoimentos foram marcados por lembranças da prisão, do exílio, do desamparo, de questionamentos em relação às suas identidades, inseguranças, isolamento e outros sentimentos que, em muitos casos, não foram ainda superados.

"Passados quase 30 anos do fim da ditadura, num país em que a transição para a democracia segue inconclusa, onde ainda há corpos insepultos, arquivos não abertos, histórias não contadas e uma Comissão da Verdade tardia, reunir os testemunhos de filhos de ex-presos políticos foi fundamental para se ter um panorama da perversidade do aparato implantado pelo estado de exceção. Esperamos que esta publicação contribua para este momento privilegiado de nossa história, no qual a busca pela verdade, memória e justiça em relação ao período da ditadura fortaleça nossa incipiente democracia. Só assim poderemos garantir um futuro melhor às novas gerações de crianças e adolescentes de nosso país", diz Adriano Diogo, deputado estadual, presidente da Comissão da Verdade Rubens Paiva.

alesp