Comissão da Verdade lança livro sobre filhos de presos políticos


03/11/2014 11:45 | Da assessoria do deputado Adriano Diogo

Compartilhar:

Livro será lançado no dia 5/11, na Biblioteca Mário de Andrade, Rua da Consolação, 94 - Centro " SP<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2014/fg165733.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Comissão da Verdade do Estado de São Paulo "Rubens Paiva" vai lançar na próxima quarta-feira, dia 5/11, o livro "Infância Roubada: crianças atingidas pela Ditadura no Brasil". A obra é resultado do ciclo de audiências "Verdade e Infância Roubada", realizadas em maio de 2013 e contém as histórias de mães e filhos de presos políticos, perseguidos e desaparecidos durante a ditadura. O lançamento acontecerá a partir das 19 horas na Biblioteca Mário de Andrade, na rua da Consolação, 94, Centro de São Paulo.

Hoje, aquelas crianças são pessoas adultas, na faixa de 40 a 50 anos, cujas histórias ainda não haviam sido contadas. Os depoimentos foram marcados por lembranças da prisão, do exílio, do desamparo, de questionamentos em relação às suas identidades, de medo, insegurança, isolamento, solidão e vazio que, em muitos casos, são traumas não superados.

O projeto nasceu da necessidade que a Comissão da Verdade de São Paulo "Rubens Paiva" sente em colocar luz sobre a dimensão da violência cometida pela ditadura. Se o inventário de violações de direitos humanos que nos foi legado do regime de 1964 é extenso e profundo, fato é que esse capítulo das violências contra crianças e adolescentes é uma das faces mais perversas daquele poder repressor. São crimes contra a humanidade que devem ser apurados com a devida punição dos responsáveis.

"Passados quase 30 anos do fim da ditadura, num país em que a transição para a democracia segue inconclusa, onde ainda há corpos insepultos, arquivos não abertos, histórias não contadas e uma Comissão da Verdade tardia, dedicar uma semana para colher testemunhos de filhos de ex-presos políticos é fundamental para se ter um panorama da perversidade do aparato implantado pelo Estado de exceção. Esperamos que esta publicação que o leitor tem em suas mãos contribua para este momento privilegiado de nossa história, no qual a busca pela verdade, memória e justiça em relação ao período da ditadura se torna fundamental para o fortalecimento de nossa incipiente democracia. Só assim poderemos garantir um futuro melhor às novas gerações de crianças e adolescentes de nosso país", declara o deputado Adriano Diogo (PT), presidente da Comissão "Rubens Paiva".

adrianodiogopt@yahoo.com.br

alesp