Estado de São Paulo Transparência ALESP

Workshop sobre Legislação e Tecnologia da Informação

Por iniciativa do Comitê do Portal e do Departamento de Informática e Desenvolvimento Organizacional (DIDO) da Assembléia Legislativa, o Instituto do Legislativo Paulista (ILP) realizou, em 26 de agosto de 2005, o primeiro E-Legislação, um workshop sobre legislação e tecnologia da informação.

O workshop começou a ser idealizado desde 2003, quando técnicos do Programa Interlegis detectaram a necessidade de um grupo de trabalho encarregado de propor um padrão para os documentos legislativos que permitisse a unificação das pesquisas de legislação nas diversas bases distribuídas pelo país. Isso proporcionará mais facilidade no intercâmbio de normas e nos processos de consolidação de leis.

De acordo com Roberto Sturm, assessor técnico do Departamento de Informática e representante do Interlegis na Assembléia Legislativa de São Paulo, o Folio, software utilizado atualmente para realizar o processo, está descontinuado pelo seu fabricante, mas ainda possibilita tratar os documentos de forma estruturada, facilitando as pesquisas. "Procuramos atualmente iniciar a atualização das bases que utilizam o software e especificar um padrão para migrar os documentos das nossas bases Folio para uma nova base com arquitetura aberta", explica Sturm. "Na Assembléia Legislativa de São Paulo estamos especificando um padrão para migrar os documentos das bases Folio, juntamente com outras casas legislativas do país, para que estejamos no mínimo alinhados com outras iniciativas, principalmente com as desenvolvidas pelos técnicos do Prodasen, uma referência nesta área". O Prodasen é o órgão que coordena o sistema de Processamentos de Dados do Senado Federal, em Brasília.

Todo o workshop foi transmitido por videoconferência, por meio da rede Interlegis, para as 26 Assembléias Legislativas do país e para a Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Programação realizada


Palestras proferidas



Cobertura da Agência de Notícias