20/06/2011 - 24a Solene

COMEMORAÇÃO DO "CENTENÁRIO DO COLÉGIO DANTE ALIGHIERI"
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 01/07/2011:

Resumo da Sessão
Presidência : BARROS MUNHOZ
1 -  Presidente BARROS MUNHOZ
Abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que convocara esta sessão solene, para "Comemorar o Centenário do Colégio Dante Alighieri". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Anuncia a apresentação da gravação do sino, seguida da exibição de vídeo institucional sobre o Colégio Dante Alighieri.
2 -  RICARDO IZAR JR
Deputado Federal, que fala em nome dos ex-alunos do Colégio Dante Alighieri, faz agradecimentos à sua família e aos professores. Recorda o seu aprendizado de 17 anos de vida escolar. Dá conhecimento de projetos, de sua autoria. Propõe o retorno das aulas de Organização Social e Política Brasileira e Educação Moral e Cívica.
3 -  LAURO SPAGGIARI
Professor, Diretor-Geral Pedagógico do Colégio Dante Alighieri, faz retrospecto sobre a fundação do Colégio, criado por grupo de italianos. Enaltece o trabalho multiplicador do ensino de qualidade recebido. Reverencia a memória dos antecessores. Elogia as atividades e a dedicação dos professores e funcionários.
4 -  PAOLO FABBRIZIANI
Doutor, Presidente da AEDA - Associação dos Ex-Alunos do Colégio Dante Alighieri, lembra, além do Dante, o centenário de outras instituições, como o Teatro Municipal de São Paulo e o Circolo Italiano. Recorda a criação da "Ordem do Sino", bem como de seu simbolismo. Elogia alunos do Dante que se projetaram em diversos setores da sociedade.
5 -  JOSÉ DE OLIVEIRA MESSINA
Doutor, Presidente do Colégio Dante Alighieri, trouxe reminiscências de sua atividade escolar, no edifício construído próximo ao Parque Trianon, reserva de Mata Atlântica. Informa a atuação do Presidente Jânio Quadros como professor de Geografia e História. Louva as famílias Crespi, Puglisi e Martinelli, fundadores do Colégio Dante Alighieri. Ressalta o propósito de ensino humanitário. Recorda a Revolução de 1932. Agradece ao Deputado Barros Munhoz e faz citações de parcerias político-culturais.
6 -  Presidente BARROS MUNHOZ
Anuncia homenagens, prestadas pelos Doutores Paolo Fabbriziani e José de Oliveira Messina, com a entrega da "Ordem do Sino".
7 -  NATAL CALABRO NETO
Mestre de Cerimônia, lê a biografia de cada um dos ex-alunos homenageados, que usam da palavra para agradecimentos.
8 -  ANDRE RICARDO ROBIC
Enaltece o aprendizado e o respeito aos valores familiares e aos princípios morais.
9 -  ANDREA SANDRO CALABI
Secretário de Estado da Fazenda, agradece ao Presidente Barros Munhoz e à direção da escola. Fala de sua emoção. Recorda a importância do sino na rotina escolar. Faz louvação aos professores.
10 -  ANTONIO PENTEADO MENDONÇA
Advogado, cita o seu reconhecimento pelo ensino recebido. Fala de sua carreira profissional.
11 -  MINO CARTA
Jornalista, lembra do Colégio Dante, no qual ingressara menino e saíra moço. Relata casos da vida "dantesca", especialmente quando escalado para integrar o time de futebol e atuar em peça teatral.
12 -  RICARDO IZAR JR
Deputado Federal, reitera agradecimentos aos professores e funcionários do Dante, e do significado deste para sua vida.
13 -  ROSSELLA VITORIA BEER
Agradece aos colegas, professores e sua família. Dá conhecimento do aprendizado recebido, fundamental para definir sua carreira profissional. Lembra o amor e o orgulho em integrar a instituição.
14 -  NATAL CALABRO NETO
Mestre de Cerimônia, dá conhecimento de homenagem, prestada pelo Doutor José de Oliveira Messina, Presidente do Colégio Dante Alighieri, ao Presidente Barros Munhoz.
15 -  Presidente BARROS MUNHOZ
Agradece a honraria. Anuncia a apresentação do "Hino do Colégio Dante Alighieri". Elogia a contribuição dos dirigentes e professores da instituição. Enaltece os valores de seriedade e respeito do Colégio Dante Alighieri. Discorre sobre a representatividade deste Parlamento. Cita a importância do Colégio Dante na formação integral do corpo discente. Ressalta a saga da imigração italiana, especialmente em São Paulo. Lembra a contribuição da colônia italiana de Itapira, sua cidade natal. Reitera a justeza da reverência ora prestada. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp