21/03/2011 - 2a Solene

HOMENAGEM AOS "90 ANOS DO JORNAL FOLHA DE S. PAULO"
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 05/04/2011:

Resumo da Sessão
Presidência : BARROS MUNHOZ / ITAMAR BORGES / LUIS CARLOS GONDIM
1 -  Presidente BARROS MUNHOZ
Abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Pede que seja respeitado um minuto de silêncio, em memória das vítimas do terremoto do Japão. Informa que convocara esta sessão solene, a requerimento do Deputado Luis Carlos Gondim, em "Homenagem aos 90 anos do jornal Folha de S. Paulo". Convida o público para, de pé, ouvir o "Hino Nacional Brasileiro". Afirma que o jornal "Folha de S. Paulo" é motivo de orgulho dos paulistas e brasileiros. Enaltece a justeza da homenagem, em nome do Parlamento paulista.
2 -  LUIS CARLOS GONDIM
Assume a Presidência.
3 -  ORLANDO MORANDO
Deputado Estadual, ressalta a agilidade, a precisão e o comprometimento das informações publicadas pela "Folha de S. Paulo". Enaltece as inovações jornalísticas e o compromisso da família Frias quanto à direção da empresa.
4 -  ITAMAR BORGES
Deputado Estadual, elogia o Deputado Luis Carlos Gondim pela iniciativa. Destaca o respeito deste Legislativo pela "Folha de S. Paulo". Cumprimenta a direção e a equipe do jornal. Cita aspectos históricos da publicação. Recorda sessão solene sobre a mesma efeméride, realizada no Congresso Nacional.
5 -  JOOJI HATO
Deputado Estadual, enaltece o pioneirismo da família Frias pelos relevantes serviços prestados à Imprensa. Recorda fatos nacionais, como o movimento das "Diretas Já". Lembra o papel da mídia na sua atuação política. Reproduz citação de Napoleão Bonaparte. Destaca a imparcialidade, o respeito à verdade e a coragem da "Folha de S. Paulo". Lamenta a tragédia do terremoto e do tsunami que afetaram o Japão.
6 -  LECI BRANDÃO
Deputado Estadual, informa ser assinante do jornal "Folha de S, Paulo". Recorda temas sociais e matérias veiculadas pela publicação. Enfatiza a importância da formação da consciência nacional. Elogia matérias que valorizam a diversidade política e cultural brasileira.
7 -  MARILEI SCHIAVI
Diretora de jornalismo da Rádio Metropolitana, que representa a Imprensa da Região do Alto Tietê, informa os 50 anos do grupo empresarial no qual atua. Destaca a importância da leitura do jornal na sua atividade de âncora. Elogia a credibilidade e a seriedade da "Folha de S. Paulo". Lembra que o jornal foi o primeiro a criar a figura do ombudsman.
8 -  MARCOS DA COSTA
Presidente em exercício da OAB/SP, argumenta que a Imprensa é o sustentáculo da democracia e da cidadania. Enfatiza a importância da "Folha de S. Paulo" quanto à informação e os valores da cultura. Parabeniza a empresa pela comemoração.
9 -  Presidente LUIS CARLOS GONDIM
Anuncia homenagem, acompanhado de sua esposa, Sra. Jane Hallage Gondim, e da Deputada Leci Brandão, com a entrega da "Comenda 9 de Julho", ao jornalista Otávio Frias Filho, diretor-editorial da "Folha de S. Paulo".
10 -  ITAMAR BORGES
Assume a Presidência.
11 -  LUIS CARLOS GONDIM
Assume a Presidência.
12 -  OTÁVIO FRIAS FILHO
Jornalista, diretor-editorial da "Folha de S. Paulo", agradece a honraria recebida, que compartilha com os profissionais da "Folha de S. Paulo", do site "UOL", "Agora" e "Valor Econômico". Louva as várias gerações da família e funcionários que trabalharam para o desenvolvimento do jornal. Ressalta a prerrogativa da Assembleia Legislativa como poder representativo e fiscalizador. Enaltece a importância do jornal em investigar mais de uma versão dos fatos. Enfatiza a harmonia que deve nortear as instituições legislativas e jornalísticas pela liberdade de expressão. Acrescenta que participa desta solenidade com humildade e reconhecimento pelo Parlamento.
13 -  ITAMAR BORGES
Assume a Presidência.
14 -  LUIS CARLOS GONDIM
Deputado Estadual, destaca a tiragem do jornal "Folha de S. Paulo", resultante da fusão de três jornais. Discorre sobre a iniciativa de seus fundadores. Informa que a empresa é proprietária do maior parque gráfico do ramo e foi o primeiro veículo a adotar a figura do ombudsman. Fala da expansão da publicação, que engloba o "Datafolha", o site "UOL" e o "Valor Econômico". Reproduz manchetes do jornal. Recorda a luta contra a ditadura militar e movimento das "Diretas Já". Cita projetos seus pautados pelo noticiário, como o que proíbe a construção de usinas nucleares no Estado de São Paulo.
15 -  LUIS CARLOS GONDIM
Assume a Presidência. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp