14/03/2011 - 3a Solene do Período Adicional

HOMENAGEM "AO DIA DA COMUNIDADE LIBANESA E O 6º ANO DO FALECIMENTO DE SUA EXCELÊNCIA, O MÁRTIR E PRIMEIRO-MINISTRO SHEIK RAFIK HARIRI"
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 29/03/2011:

Resumo da Sessão
Presidência : SIMÃO PEDRO
1 -  SIMÃO PEDRO
Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que o Sr. Presidente Barros Munhoz convocara a presente sessão solene, a requerimento do Deputado Simão Pedro, na direção dos trabalhos, em homenagem ao "Dia da Comunidade Libanesa e o 6º Ano do Falecimento de Sua Excelência, o Mártir e Primeiro-Ministro do Líbano Sheik Rafik Hariri". Convida o público para, de pé, ouvir o "Hino Nacional do Líbano" e o "Hino Nacional Brasileiro".
2 -  ADRIANO DIOGO
Deputado Estadual, afirma que o Brasil é uma nação caracterizada pela convivência pacífica entre os povos e pede pela integração destes em solo nacional.
3 -  ARNALDO FARIA DE SÁ
Deputado Federal, cumprimenta o Deputado Simão Pedro pelo evento favorável à fraternidade entre Brasil e Líbano. Enaltece o trabalho do Sheik Rafik Hariri em nome do povo libanês.
4 -  PROTÓGENES QUEIROZ
Deputado Federal, cumprimenta os presentes, em especial a comunidade muçulmana. Tece considerações acerca da efeméride. Presta homenagens ao Sheik Rafik Hariri. Relembra atos do homenageado em favor da população árabe. Declara que a comunidade muçulmana estará representada no Congresso Nacional através de sua atuação.
5 -  RICARDO IZAR
Deputado Federal, destaca sua ascendência libanesa. Reflete sobre a imigração libanesa em São Paulo e sua influência econômica e cultural. Compromete-se a representar esta comunidade no Congresso Nacional.
6 -  Presidente SIMÃO PEDRO
Anuncia a exibição de filme sobre a Revolução dos Cedros, no Líbano. Relembra que esta Casa aprovou lei que determina a data de 14 de fevereiro como "Dia da Comunidade Libanesa", data em que ocorreu o assassinato do Sheik Rafik Hariri.
7 -  ALFREDO COTAIT
Presidente da Câmara de Comércio Brasil-Líbano, agradece às autoridades presentes na ocasião, em especial as figuras religiosas e às mulheres. Afirma que, no Brasil, a presença da comunidade libanesa corresponde a aproximadamente 10 milhões de habitantes, o dobro da população do próprio Líbano. Lamenta o falecimento do homenageado. Cita seus feitos em favor do turismo e da retomada da vida econômica no Líbano após período de ostracismo. Menciona visitas do Sheik Rafik Hariri à cidade de São Paulo.
8 -  ZIAD CHAMMAS
Representante do Partido Forças Libanesas, realiza pronunciamento em língua estrangeira.
9 -  MOHAMED HABIB
Pró-reitor da Unicamp, agradece às autoridades presentes e elogia a iniciativa desta Casa pelas frequentes homenagens à comunidade árabe. Lamenta os recentes acontecimentos no Oriente Médio e as catástrofes naturais ocorridas no Japão e Brasil. Considera a democracia brasileira como exemplo a ser seguido pelo mundo árabe. Comenta a respeito dos eventos políticos ocorridos no Egito. Afirma que a aceitação da pluralidade é necessária para a obtenção da paz.
10 -  ARMANDO DE TOLEDO
Desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo, manifesta sua admiração ao homenageado. Agradece às autoridades presentes. Enfatiza a importância da comunidade libanesa no Brasil, composta por aproximadamente dez milhões de imigrantes.
11 -  SUHEIL YAMOUT
Presidente do Instituto Futuro, realiza discurso em língua estrangeira.
12 -  Presidente SIMÃO PEDRO
Procede à leitura da tradução do pronunciamento de Suheil Yamout, presidente do Instituto Futuro. Comenta lei, de sua autoria, que instituiu a data de 14 de fevereiro como o "Dia da Comunidade Libanesa" neste Estado. Menciona as contribuições dos imigrantes libaneses à cultura popular brasileira e ressalta a integração entre ambos os povos. Recorda episódio ocorrido, há cinco anos, quando da invasão do território libanês por Israel. Menciona a mobilização desta Casa em favor da liberdade do povo do Líbano. Recorda a visita do ex- Presidente Lula aquele país e ressalta a relação deste com o homenageado. Faz agradecimentos gerais. Declara encerradas as atividades do Período Adicional à Quarta Sessão Legislativa e, bem assim, da Décima Sexta Legislatura. Encerra a sessão.
alesp