10/12/2010 - 52a Solene

"ENTREGA DO PRÊMIO SANTO DIAS DE DIREITOS HUMANOS"
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 18/12/2010:

Resumo da Sessão
Presidência : JOSÉ CÂNDIDO
1 -  JOSÉ CÂNDIDO
Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que a presente sessão solene fora convocada pelo Presidente Barros Munhoz, a requerimento do Deputado José Cândido, na direção dos trabalhos, para a "Entrega do Prêmio Santo Dias de Direitos Humanos". Convida o público a ouvir, de pé, o Hino Nacional Brasileiro.
2 -  RAFAEL SILVA
Deputado Estadual, saúda os homenageados e elogia o trabalho realizado por eles. Fala de sua emoção ao participar desta solenidade. Cumprimenta o Deputado Federal Paulo Teixeira pelo legado deixado por seu filho, Pedro Ferreira.
3 -  ADRIANO DIOGO
Deputado Estadual, lê carta enviada pelo Bispo de Franca, Dom Pedro Luiz Stringhini, dirigida aos homenageados e familiares.
4 -  SIMÃO PEDRO
Deputado Estadual, cumprimenta o público presente. Parabeniza a atuação da Comissão de Direitos Humanos desta Casa. Tece elogios à obra realizada por Pedro Ferreira. Elenca virtudes do Dr. Antonio Carlos Malheiros. Considera como gesto acolhedor o da Associação dos Policiais Militares Portadores de Deficiência do Estado de São Paulo aos vitimados no combate em defesa da população.
5 -  MARIA LÚCIA PRANDI
Deputada Estadual, tece comentários sobre a luta do Doutor Malheiros em defesa dos direitos humanos. Elogia a decisão da Comissão de Direitos Humanos em homenageá-lo. Reconhece o trabalho da Associação dos Policiais em favor dos vitimados no cumprimento do dever. Diz que a luta de Pedro Ferreira estende-se aos que são privados de liberdade, aos socialmente injustiçados, aos que sofrem pressões e aos oprimidos. Considera que o trabalho do missionário era também em defesa da natureza e dos que atuam na sua preservação.
6 -  CARLOS WEIS
Membro da Defensoria Pública, parabeniza este Parlamento pela criação da Defensoria Pública do Estado de São Paulo. Diz que a missão institucional do órgão é a de promover e proteger os direitos humanos. Faz citações sobre o trabalho realizado por Pedro Ferreira. Considera a ação social do Doutor Malheiros um exemplo a ser seguido pelos aspirantes ao mundo jurídico. Manifesta abraço simbólico à Associação dos Policiais do Estado de São Paulo. Fala da necessidade de direitos humanos igualitários.
7 -  SERGIO MAMBERTI
Ator, fala de sua satisfação em participar desta homenagem. Elogia a Assembleia por reforçar a bandeira da luta pelos direitos humanos. Cumprimenta os familiares de Pedro Ferreira. Fala do trabalho do jovem advogado e do entusiasmo que ele tinha. Deixa um abraço especial a todos os homenageados em nome da classe artística.
8 -  EVERTON
Representando o Presidente da OAB/SP, Doutor Luiz Flávio Borges D'Urso, cumprimenta a todos os presentes em nome do Presidente da entidade.
9 -  Presidente JOSÉ CÂNDIDO
Faz a entrega de diplomas aos indicados ao Prêmio Santo Dias de Direitos Humanos.
10 -  ALBERTO FERREIRA
Fala em nome dos indicados. Informa que continuará a luta pelos direitos humanos. Parabeniza o trabalho realizado pela Comissão de Direitos Humanos. Diz que os direitos civis também são uma arma em defesa da sociedade. Reivindica que a defninição de sua cor, a parda, seja resgatada.
11 -  PIERRE FREITAS
Fala em nome dos indicados, agradece a indicação. Fala da luta pelos direitos dos homossexuais. Cita casos de homofobia ocorridos recentemente. Destaca os esforços conjuntos para que tais fatos não mais ocorram.
12 -  ADRIANO DIOGO
Deputado Estadual, lê a biografia do jurista Antonio Carlos Malheiros e entregar-lhe o diploma.
13 -  ANTONIO CARLOS MALHEIROS
Cumprimenta as autoridades presentes. Agradece pelo aprendizado adquirido com as crianças que visita. Ressalta que receber este prêmio, junto com os policiais deficientes, enaltece, ainda mais, o significado da honraria. Menciona que compartilhar esta homenagem com Pedro Ferreira também o engrandece. Denomina o trabalho de Pedro Ferreira como um tesouro. Destaca aspectos da atuação do missionário.
14 -  ADRIANO DIOGO
Deputado Estadual, dá conhecimento da biografia de Pedro Fukuyei Yamaguchi Ferreira.
15 -  Presidente JOSÉ CÂNDIDO
Anuncia a apresentação de vídeo em homenagem a Pedro Ferreira.
16 -  MARIA LÚCIA PRANDI
Deputada Estadual, entrega o Prêmio Santo Dias aos pais de Pedro Ferreira.
17 -  ALICE MIEKO YAMAGUCHI
Mãe de Pedro Ferreira, comenta a trajetória de seu filho. Fala de sua indignação quanto à sociedade de consumo. Relata sobre sua decisão em ser missionário.
18 -  PAULO TEIXEIRA
Deputado Federal, agradece aos Deputados José Cândido, Adriano Diogo, Rafael Silva e à Deputada Maria Lúcia Prandi pela defesa dos direitos humanos. Parabeniza a Associação dos Policiais Militares Portadores de Deficiência do Estado de São Paulo pela luta travada em favor da sociedade. Fala de sua alegria pela homenagem ao seu filho. Tece comentários sobre o trabalho do Doutor Malheiros com doentes terminais. Declara solidariedade aos homossexuais do Estado de São Paulo.
19 -  ADRIANO DIOGO
Deputado Estadual, lê histórico da Associação dos Policiais Militares Portadores de Deficiência do Estado de São Paulo.
20 -  RAFAEL SILVA
Deputado Estadual, entrega o diploma ao representante da Associação homenageada.
21 -  ÉLCIO INOCENTE
Sargento representante da Associação dos Policiais Militares com Deficiência Física, agradece ao Presidente desta Casa, Deputado Barros Munhoz, e ao Deputado José Cândido pela premiação. Diz que esta homenagem é motivo de alegria e de honra para os membros da entidade. Cita casos de policiais que se tornaram deficientes depois de serem atingidos durante o trabalho. Pede que a sociedade olhe com orgulho para os "praças" desta cidade.
22 -  Presidente JOSÉ CÂNDIDO
Anuncia apresentação musical com o cantor Thera Blue. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp