27/08/2010 - 38a Solene

COMEMORAÇÃO DA MARCA DE 100 MIL ALUNOS ATENDIDOS PELO CURSINHO DA POLI
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 09/09/2010:

Resumo da Sessão
Presidência : VICENTE CÂNDIDO
1 -  VICENTE CÂNDIDO
Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que a presente sessão fora convocada pelo Presidente Barros Munhoz, a requerimento do Deputado Vicente Cândido, ora à Presidência, com a finalidade de comemorar a marca de 100 mil alunos atendidos pelo Cursinho da Poli. Convida os presentes para, de pé, ouvir o Hino Nacional Brasileiro. Informa que o Cursinho Poli foi criado em 1987, por estudantes de engenharia da Escola Politécnica da USP. Cita desenvolvimento histórico da instituição e anuncia apresentação de vídeo institucional.
2 -  JOSÉ ANTÔNIO GONÇALVES LEME
Gerente regional da Funap na Grande São Paulo e Litoral, discursa sobre a atuação da Poli, por meio da Funap, dentro do Sistema Prisional Paulista. Ressalta a importância deste trabalho junto aos jovens que cumprem pena em regime semi-aberto.
3 -  NEWTON CANNITO
Secretário do Audiovisual do Ministério da Cultura, comenta a importância da instituição para estudantes de baixa renda. Elogia a qualidade da didática da Poli. Enaltece a formação cidadã defendida pela instituição.
4 -  MARILENA MORAES BARBOSA FUNARI
Assessora jurídico trabalhista da Febraban, faz elogios ao professor Gilberto. Enfatiza que o cursinho realiza trabalho voltado à cidadania. Comenta a parceria da Poli com a Federação Brasileira de Bancos. Ressalta a importância de se promover inclusão de pessoas com deficiência. Informa que, 147 alunos com necessidades especiais do cursinho, foram aprovados no vestibular.
5 -  GILBERTO ALVAREZ GIUSEPONE JÚNIOR
Diretor-geral do Cursinho da Poli, relata que o Cursinho da Poli é hoje o maior projeto de atendimento de juventude do Brasil. Recorda que a criação da instituição foi iniciativa do Professor Décio Leal de Zagottis e dos alunos do Grêmio Politécnico. Recorda o desenvolvimento do cursinho ao longo dos anos. Dá conhecimento de programas e convênios realizados pela instituição. Destaca que mais de 75% dos alunos atendidos têm renda abaixo de dois salários mínimos. Defende a democratização do acesso à universidade.
6 -  Presidente VICENTE CÂNDIDO
Passa a homenagear diversas personalidades. Faz elogios ao Cursinho da Poli e seus representantes. Tece considerações sobre o ProUni. Menciona que tais programas contribuem para a ascensão social. Ressalta a importância de investimentos em Educação para o desenvolvimento do País.
7 -  ROBERTO GONÇALVES JULIANO
Professor do Cursinho da Poli, faz leitura de poema enaltecendo a instituição e os alunos.
8 -  Presidente VICENTE CÂNDIDO
Faz agradecimentos gerais e encerra a sessão.
alesp