31/05/2010 - 26a Solene

COMEMORAÇÃO DO "DIA DA COMUNIDADE ITALIANA"
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 10/06/2010:

Resumo da Sessão
Presidência : VITOR SAPIENZA
1 -  VITOR SAPIENZA
Assume a Presidência e abre a sessão. Informa a presença do Ministro Mauro Marsili, Cônsul-Geral da Itália, e do Senhor Cláudio João Pieroni, Membro dos Comitês de Presidência e Presidente da Federação Cultural Ítalo-Brasileiro do Estado de São Paulo. Comunica que a presente sessão solene fora convocada pelo Presidente da Casa, Deputado Barros Munhoz, atendendo solicitação do Deputado Vitor Sapienza, com a finalidade de comemorar o Dia da Comunidade Italiana. Convida todos os presentes para, de pé, ouvir os Hinos Nacionais Italiano e Brasileiro.
2 -  MAURO MARSILI
Cônsul-Geral da Itália em São Paulo, faz relatos de quando assumira como Cônsul-Geral da Itália em São Paulo. Cita que trabalho, perseverança, honestidade e generosidade foram atitudes que marcaram a chegada dos imigrantes italianos no Brasil nos últimos 150 anos. Salienta a harmoniosa convivência entre italianos e brasileiros.
3 -  LUIZ CARLOS LADEIA
Mestre-de-Cerimônias, anuncia a presença de convidados e faz entrega do Troféu Loba Romana aos homenageados.
4 -  RUI CELSO REALI FRAGOSO
Professor de Direito, agradece a homenagem. Relata que a imigração italiana para o Brasil foi um dos maiores fenômenos já ocorridos na história da Humanidade. Informa sobre as contribuições que a imigração trouxe ao país nas mais diversas áreas. Alerta sobre a necessidade de aumento de intercâmbio educacional e acordos bilaterais entre as empresas dos dois países. Dá ciência de que no Estado de São Paulo vivem 13 milhões de italianos ou descendentes de italianos.
5 -  Presidente VITOR SAPIENZA
Recorda momentos de sua infância quando ouvia notícias pelo rádio sobre a Segunda Guerra Mundial. Cita que a criação do Dia da Comunidade Italiana é para ressuscitar os valores dos italianos e seus descendentes no Estado de São Paulo. Lembra a primeira solenidade em homenagem à comunidade italiana. Informa que desde 1991 foram homenageadas 319 personalidades, além das 17 que foram homenageadas hoje. Cita que seu avô materno fugiu de casa aos 15 anos escondido no porão de um navio, e, assim, viera para o Brasil. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp