27/11/2009 - 70a Solene

COMEMORAÇÃO DO "DIA INTERNACIONAL DE SOLIDARIEDADE AO POVO PALESTINO"
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 19/12/2009:

Resumo da Sessão
Presidência : SAID MOURAD
1 -  SAID MOURAD
Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que esta sessão solene foi convocada pelo Presidente Barros Munhoz, a requerimento do Deputado Said Mourad, na direção dos trabalhos, para comemorar o "Dia Internacional de Solidariedade ao Povo Palestino". Convida o público a ouvir, de pé, o Hino da Palestina e o Hino Nacional Brasileiro.
2 -  SIMÃO PEDRO
Deputado Estadual, elogia a iniciativa. Informa que a causa palestina consta da ata e do estatuto do PT, criado há 30 anos. Lamenta a situação dramática vivida pelo povo palestino. Considera uma opressão a construção de muros nos territórios ocupados.
3 -  Presidente SAID MOURAD
Dá conhecimento de mensagens alusivas à efeméride, encaminhadas por várias autoridades.
4 -  MOHAMAD SAID MOURAD
Faz a leitura da "Proposta de Paz", escrita pelo jornalista George Boudorkan.
5 -  Presidente SAID MOURAD
Anuncia a exibição do vídeo "Carta de Sara", que narra a vida das crianças palestinas nos campos de refugiados, documentário cedido pelo Instituto de Cultura Árabe. Solicita que seja prestado um minuto de silêncio aos que morreram pela causa palestina, especialmente as crianças.
6 -  SORAYA MISLEH
Da Frente de Defesa do Povo Palestino, faz retrospecto sobre a divisão da Palestina pela ONU, fato que gerou os conflitos sucessivos na região. Lamenta a falta de liberdade de ir e vir aos palestinos. Solicita que não seja ratificado o tratado de livre comércio entre Israel e o Mercosul. Informa que vivem no Brasil 117 refugiados palestinos. Defende o direito de retorno. Recorda citação do educador Paulo Freire.
7 -  LAMÉ SMEILE
Vereador, 2º Secretário da Câmara Municipal de Guarulhos, informa que veio ao Brasil com 11 anos. Recorda sua vida no Vale de Bekar. Fala de problemas de audição, provocados pelos ataques locais. Recorda conflitos na região em 1973. Afirma que a causa palestina pertence à Humanidade. Lamenta a desinformação da mídia sobre os conflitos na região.
8 -  MOHAMAD AL BUKA
Xeique, Conselheiro da União Nacional das Entidades Islâmicas, em discurso traduzido pelo Sr. Mohamad Chedid, argumenta que o problema palestino é questão de injustiça internacional. Destaca a paciência, o sacrifício, o esforço e a resistência do povo palestino. Lembra que a região é abençoada por Deus, por ter sido habitada pelos profetas. Enaltece os princípios da paz, prescritos no Islã. Faz agradecimento ao Governo e ao povo brasileiro.
9 -  CONSTANTINOS LAMBROS KATSONIS
Representante do Conscre - Conselho Estadual Parlamentar das Comunidades de Raízes e Culturas Estrangeiras, fala de sua honra em participar desta solenidade. Recorda sua origem helênica. Lembra que os palestinos descendem de três raças gregas, e possuem os ensinamentos de seus antepassados.
10 -  ARLENE CLEMESHA
Representante do Movimento Palestina para Todos, saúda os artistas da exposição montada neste Parlamento. Lembra a criação da data ora comemorada, instituída pela ONU, em julho 1974. Discorre sobre a necessidade se ser respeitada a soberania do povo palestino, bem como o direito de retorno. Comunica que empresas da Noruega e da Suécia boicotaram investimentos de empresas israelenses em ambos os países. Questiona acordos assinados entre Brasil e Israel.
11 -  LUIZ GUSTAVO SOARES
Do PSTU (Partido Socialista dos Trabalhadores Unificados), informa a defesa do marxismo pelo PSTU. Faz reflexão sobre os conflitos no Oriente Médio. Argumenta que o Estado de Israel é ligado à potências estrangeiras. Recorda a vitória contra a política segregacionista na África do Sul. Combate acordos bélicos entre Brasil e Israel.
12 -  Presidente SAID MOURAD
Enaltece a defesa dos povos oprimidos. Mostra-se contrário ao tratado comercial entre Israel e o Mercosul. Ressalta a importância do respeito aos povos e aos tratados internacionais, bem como às resoluções da ONU. Recorda a Independência do Brasil. Faz convite para a exposição "Retratos da Vida Palestina", com fotos de Aline Baker e pinturas de Muhammad Baker, montada no Hall Monumental até o dia 04/12. Faz agradecimentos gerais, convida os presentes para coquetel, servido no Hall Monumental. Encerra a sessão.
alesp